Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 343
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA VISÃO DE PAULO FREIRE

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, PAULO FREIRE Comunicação Oral(CO) GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de letramento em relação às obras de Paulo Freire, mostrando-o como força e não descaracterizador da alfabetização e do método freireano, valendo-se da crítica aos métodos tradicionais, ingênuos, que não realizam a totalidade de uma alfabetização, alfabetização que não letra, mas, forma decodificadores. Analisar o método Freire totalizador em sua ideologia é buscar contribuições para a pedagogia do letramento, tornar o aprendiz consciente do ler e escrever enquanto um contexto e demonstrar transformação nas práticas anteriormente vinculadas à leitura e escrita. O letramento defendido neste trabalho ultrapassa as práticas sociais e as relações de poder.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.