O livro didático se constitui, como uma importante ferramenta didático-pedagógica, para o ensino. Ele é também um instrumento de transmissão de um pensamento e uma ideologia acerca dos temas sociais e políticos que se desenvolvem ao longo da história. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a representação do povo negro presente no texto verbo-imagético apresentado no livro didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e descritiva, onde o objeto analisado foi o livro didático do componente curricular História, Coleção Ápis, da editora Ática, direcionado para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira visa contribui para a desconstrução da imagem inferiorizada e estereotipada do negro, que foi construída e disseminada ao longo da história. Entretanto o estudo apresentado mostra que as representações sociais mais recorrentes e expostas no livro didático analisado, apontam que o texto imagético funciona como um próprio testemunho direto ou indireto dos acontecimentos do passado. Representando o povo negro através de uma visão socialmente estereotipada, fato observado principalmente no texto não verbal. Reflete-se que essas representações construídas exercem influencia, no que se refere, a construção social da representatividade do povo negro que ajuda a formar nos alunos, bem como na identificação pessoal do aluno afrodescendente com seu povo. Conclui-se que tal representação deixa a desejar, pois omiti ou reduz a participação atuante do negro na sociedade atual.