As relações históricas e socioculturais entre África e Brasil desenvolveram-se em períodos como o colonial e em fenômenos como a ?diáspora negra?, essa comunicação transnacional construiu uma identidade caracterizada pela multiplicidade. Dessa forma, o ensino de manifestações literárias, nas aulas de Língua Portuguesa, que abordam a representação das identidades do negro africano e afro-brasileiro, objetivando a valorização cultural e a desconstrução dos estereótipos de inferioridade racial, contribui para o conhecimento histórico desses povos, a formação crítica do discente em face dos discursos étnico-raciais, bem como estimula a interação entre indivíduos de diferentes etnias, promovendo assim, o aspecto da cidadania. O artigo trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, apoiando-se nos estudos de GILROY (2001) e FANON (2008), ademais serão utilizados os Parâmetros Curriculares Brasileiros ? PCN?s (BRASIL,1998), bem como leis que asseguram e promovem o ensino da literatura afro-brasileira nas instituições escolares. Portanto, presume-se que práticas educacionais das quais discutam textos literários que retratem a figura do africano e do afro-brasileiro auxiliam no desenvolvimento do estudante em suas habilidades e competências nos campos das artes e das relações sociais.