Quando pensamos em propostas diferenciadas e efetivas para discutir Física, especialmente no ensino básico, vemos a experimentação como uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possível que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamente do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: temas relacionados à ótica geométrica, através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos e os conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa). Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento.