RESUMO - A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE FÍSICA: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39327 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "RESUMO - A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE FÍSICA: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS" "resumo" => "Quando pensamos em propostas diferenciadas e efetivas para discutir Física, especialmente no ensino básico, vemos a experimentação como uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possível que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamente do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: temas relacionados à ótica geométrica, através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos e os conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa). Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID23_20112017123338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GYOVANNA" "autor_email" => "gymatias7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39327 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "RESUMO - A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE FÍSICA: O LUDIÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS" "resumo" => "Quando pensamos em propostas diferenciadas e efetivas para discutir Física, especialmente no ensino básico, vemos a experimentação como uma importante ferramenta que permite ao estudante alcançar a aprendizagem efetiva dos temas discutidos na Física do ensino básico, entretanto, se a metodologia utilizada para trabalhar com experimentação acontecer de forma tradicional, é possível que não se alcance aprendizagem, já que nesse tipo de metodologia, o estudante apenas manipula objetos e dados, não participando ativamente do processo de investigação. Diante disso, a nossa proposta tem como objetivo discutir conceitos de Física a partir de uma metodologia problematizadora em atividades experimentais com materiais de baixo custo e fácil aquisição, buscando promover aos estudantes atividades que os permitam construir suas ideias acerca do experimento, criar hipóteses e testá-las. As atividades propostas foram elaboradas pela equipe do PIBID/CAPES/UEPB do subprojeto de Física, tendo como público alvo estudantes de uma escola pública estadual situada na cidade de campina Grande-PB, os quais cursam o segundo ano do Ensino Médio regular. A atividade, dividida em duas etapas, discutiu temas de Física que dificilmente são trabalhados nas aulas regulares, os quais são: temas relacionados à ótica geométrica, através de um experimento de reflexões sucessivas utilizando espelhos e os conceitos de Hidrostática através do experimento o ludião (submarino na garrafa). Cada uma das atividades se seguiu a partir de uma situação problematizadora que direcionou os estudantes a construção do experimento a partir de suas próprias ideias e hipóteses criadas. Diante da realização da proposta foi possível concluir que houve significativa compreensão do conteúdo abordado, além de se caracterizar como uma atividade dinâmica e prazerosa que atrai cada vez mais o estudante as aulas de Física. Concluímos que a proposta alcançou nossos objetivos e que nos permitiu enquanto futuros professores de Física refletir a importância da ação do professor enquanto mediador e multiplicador do saber e do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID23_20112017123338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GYOVANNA" "autor_email" => "gymatias7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }