Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS NO ENSINO DO ESPANHOL

Palavra-chaves: MÚSICAS, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA Comunicação Oral (CO) GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39323
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 177
    "titulo" => "RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS NO ENSINO DO ESPANHOL"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre a utilização da música como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E traz como objetivo geral usar a música como metodologia artística no processo de ensino do espanhol. As aplicações das músicas foram feitas em um grupo do I ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Quando remete em aprender uma língua estrangeira no caso do espanhol, na maioria das vezes representa certa resistência por partes dos discentes, dificultando assim o processo de ensino. É nesse sentido que a utilização da música vem sendo usada como um meio para despertar, facilitar e tornar a aprendizagem bem mais interessante e motivadora, e que através da música é possível trabalhar as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), além de incluir os aspectos culturais, sociais, gramaticais e entre outros de maneira muito mais interessante. Para embasamento teórico, nos aprimoramos de autores como Freire (1996); Amorim (1998); Libâneo (1994) e além dos direcionamentos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebeu-se que houve uma significativa interação por parte dos alunos, os quais expuseram suas opiniões aos mais variados temas, como a desigualdade social, preconceito entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "MÚSICAS, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID177_22112017185104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA FERNANDA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlafernanda38@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39323
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 177
    "titulo" => "RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS NO ENSINO DO ESPANHOL"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre a utilização da música como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E traz como objetivo geral usar a música como metodologia artística no processo de ensino do espanhol. As aplicações das músicas foram feitas em um grupo do I ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Quando remete em aprender uma língua estrangeira no caso do espanhol, na maioria das vezes representa certa resistência por partes dos discentes, dificultando assim o processo de ensino. É nesse sentido que a utilização da música vem sendo usada como um meio para despertar, facilitar e tornar a aprendizagem bem mais interessante e motivadora, e que através da música é possível trabalhar as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), além de incluir os aspectos culturais, sociais, gramaticais e entre outros de maneira muito mais interessante. Para embasamento teórico, nos aprimoramos de autores como Freire (1996); Amorim (1998); Libâneo (1994) e além dos direcionamentos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebeu-se que houve uma significativa interação por parte dos alunos, os quais expuseram suas opiniões aos mais variados temas, como a desigualdade social, preconceito entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "MÚSICAS, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID177_22112017185104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA FERNANDA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlafernanda38@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre a utilização da música como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E traz como objetivo geral usar a música como metodologia artística no processo de ensino do espanhol. As aplicações das músicas foram feitas em um grupo do I ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Quando remete em aprender uma língua estrangeira no caso do espanhol, na maioria das vezes representa certa resistência por partes dos discentes, dificultando assim o processo de ensino. É nesse sentido que a utilização da música vem sendo usada como um meio para despertar, facilitar e tornar a aprendizagem bem mais interessante e motivadora, e que através da música é possível trabalhar as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), além de incluir os aspectos culturais, sociais, gramaticais e entre outros de maneira muito mais interessante. Para embasamento teórico, nos aprimoramos de autores como Freire (1996); Amorim (1998); Libâneo (1994) e além dos direcionamentos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebeu-se que houve uma significativa interação por parte dos alunos, os quais expuseram suas opiniões aos mais variados temas, como a desigualdade social, preconceito entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.