O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre a utilização da música como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E traz como objetivo geral usar a música como metodologia artística no processo de ensino do espanhol. As aplicações das músicas foram feitas em um grupo do I ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Quando remete em aprender uma língua estrangeira no caso do espanhol, na maioria das vezes representa certa resistência por partes dos discentes, dificultando assim o processo de ensino. É nesse sentido que a utilização da música vem sendo usada como um meio para despertar, facilitar e tornar a aprendizagem bem mais interessante e motivadora, e que através da música é possível trabalhar as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), além de incluir os aspectos culturais, sociais, gramaticais e entre outros de maneira muito mais interessante. Para embasamento teórico, nos aprimoramos de autores como Freire (1996); Amorim (1998); Libâneo (1994) e além dos direcionamentos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebeu-se que houve uma significativa interação por parte dos alunos, os quais expuseram suas opiniões aos mais variados temas, como a desigualdade social, preconceito entre outros.