RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS NO ENSINO DO ESPANHOL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39323 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 177 "titulo" => "RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS NO ENSINO DO ESPANHOL" "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre a utilização da música como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E traz como objetivo geral usar a música como metodologia artística no processo de ensino do espanhol. As aplicações das músicas foram feitas em um grupo do I ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Quando remete em aprender uma língua estrangeira no caso do espanhol, na maioria das vezes representa certa resistência por partes dos discentes, dificultando assim o processo de ensino. É nesse sentido que a utilização da música vem sendo usada como um meio para despertar, facilitar e tornar a aprendizagem bem mais interessante e motivadora, e que através da música é possível trabalhar as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), além de incluir os aspectos culturais, sociais, gramaticais e entre outros de maneira muito mais interessante. Para embasamento teórico, nos aprimoramos de autores como Freire (1996); Amorim (1998); Libâneo (1994) e além dos direcionamentos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebeu-se que houve uma significativa interação por parte dos alunos, os quais expuseram suas opiniões aos mais variados temas, como a desigualdade social, preconceito entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "MÚSICAS, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID177_22112017185104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA FERNANDA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "karlafernanda38@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39323 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 177 "titulo" => "RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS NO ENSINO DO ESPANHOL" "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre a utilização da música como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E traz como objetivo geral usar a música como metodologia artística no processo de ensino do espanhol. As aplicações das músicas foram feitas em um grupo do I ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Quando remete em aprender uma língua estrangeira no caso do espanhol, na maioria das vezes representa certa resistência por partes dos discentes, dificultando assim o processo de ensino. É nesse sentido que a utilização da música vem sendo usada como um meio para despertar, facilitar e tornar a aprendizagem bem mais interessante e motivadora, e que através da música é possível trabalhar as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), além de incluir os aspectos culturais, sociais, gramaticais e entre outros de maneira muito mais interessante. Para embasamento teórico, nos aprimoramos de autores como Freire (1996); Amorim (1998); Libâneo (1994) e além dos direcionamentos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebeu-se que houve uma significativa interação por parte dos alunos, os quais expuseram suas opiniões aos mais variados temas, como a desigualdade social, preconceito entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "MÚSICAS, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID177_22112017185104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA FERNANDA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "karlafernanda38@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }