CAMINHOS PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DA MANIFESTAÇÃO MARGINAL: DAS PALAVRAS À ARTE
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39188 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 24 "titulo" => "CAMINHOS PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DA MANIFESTAÇÃO MARGINAL: DAS PALAVRAS À ARTE" "resumo" => "A manifestação da arte está atrelada diretamente às emoções humanas, pois, mediante ela, o indivíduo consegue canalizar seus sentimentos e, assim, de modo sensível e revelador, expor tanto o que sente quanto o que pensa sobre qualquer assunto. Dentre as várias manifestações artísticas existentes, reportamos nosso olhar para a Arte Marginal, a qual visa dar voz e vez a indivíduos que são, muitas vezes, silenciados pela sociedade. Por compreender que práticas educacionais pautadas em abordagens sobre valores éticos (igualdade/desigualdade, diferenças sociais, saberes múltiplos) são de suprema importância na vida de qualquer pessoa, visto que refletirão na formação de um ser humano mais humanizado, logo, sensível ao mundo que vive, o projeto “Base Artística e Reflexiva”, pertencente ao PIBID/LETRAS, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolveu, este ano, um Plano de Atividades Sequenciadas, pautado em um olhar reflexivo, social e educacional sobre Arte Marginal. Foram elaboradas aulas que direcionassem o olhar do aluno de periferia, também marginalizado, para a arte e suas manifestações, atrelando o contexto diretamente ao ensino dinâmico de língua portuguesa na escola, visando, desse modo, um melhor desenvolvimento em habilidades e práticas textuais, bem como uma abordagem criativa, crítica e refletiva da linguagem através do grafite, músicas, repente, entre outros, que são gêneros textuais existentes na arte marginal e pouco valorizados na sociedade. Portanto, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre as diversas construções de linguagem, com base nessa arte pouco apreciada, mas que tem em si força, expressão e sensibilidade como qualquer outra. O presente trabalho aponta suas expectativas para um resultado esclarecedor e de pleno reconhecimento das manifestações artísticas minimizadas em nosso cotidiano. Para fundamentar essas discussões recorremos às contribuições teóricas de Custódio (2012), Souza (2011), tal qual os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUAGEM, ARTE MARGINAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID24_27112017235636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY APARECIDA ALMEIDA GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "KELLY ALMEIDA" "autor_email" => "kellyalmeidaag@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39188 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 24 "titulo" => "CAMINHOS PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DA MANIFESTAÇÃO MARGINAL: DAS PALAVRAS À ARTE" "resumo" => "A manifestação da arte está atrelada diretamente às emoções humanas, pois, mediante ela, o indivíduo consegue canalizar seus sentimentos e, assim, de modo sensível e revelador, expor tanto o que sente quanto o que pensa sobre qualquer assunto. Dentre as várias manifestações artísticas existentes, reportamos nosso olhar para a Arte Marginal, a qual visa dar voz e vez a indivíduos que são, muitas vezes, silenciados pela sociedade. Por compreender que práticas educacionais pautadas em abordagens sobre valores éticos (igualdade/desigualdade, diferenças sociais, saberes múltiplos) são de suprema importância na vida de qualquer pessoa, visto que refletirão na formação de um ser humano mais humanizado, logo, sensível ao mundo que vive, o projeto “Base Artística e Reflexiva”, pertencente ao PIBID/LETRAS, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolveu, este ano, um Plano de Atividades Sequenciadas, pautado em um olhar reflexivo, social e educacional sobre Arte Marginal. Foram elaboradas aulas que direcionassem o olhar do aluno de periferia, também marginalizado, para a arte e suas manifestações, atrelando o contexto diretamente ao ensino dinâmico de língua portuguesa na escola, visando, desse modo, um melhor desenvolvimento em habilidades e práticas textuais, bem como uma abordagem criativa, crítica e refletiva da linguagem através do grafite, músicas, repente, entre outros, que são gêneros textuais existentes na arte marginal e pouco valorizados na sociedade. Portanto, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre as diversas construções de linguagem, com base nessa arte pouco apreciada, mas que tem em si força, expressão e sensibilidade como qualquer outra. O presente trabalho aponta suas expectativas para um resultado esclarecedor e de pleno reconhecimento das manifestações artísticas minimizadas em nosso cotidiano. Para fundamentar essas discussões recorremos às contribuições teóricas de Custódio (2012), Souza (2011), tal qual os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUAGEM, ARTE MARGINAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID24_27112017235636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY APARECIDA ALMEIDA GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "KELLY ALMEIDA" "autor_email" => "kellyalmeidaag@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }