Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SABÃO ECOLOGICO, ENSINO DE QUIMICA Pôster (PO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39309
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 332
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Diante do cenário atual da sociedade, cercada pela degradação do meio ambiente é notório observar a necessidade da Educação Ambiental. No qual, pequenas ações podem alcançar resultados significativos voltados para a defesa e manutenção do espaço onde se vive. Sabendo-se que os óleos de frituras residuais, são descartados na maioria das vezes em esgotos domésticos, não existindo preocupação de seus usuários sobre os efeitos irreversíveis do mesmo nos ecossistemas naturais. Nessa perspectiva pensou-se na realização deste trabalho, voltado para reutilização do óleo residual na produção de um saneante. No qual foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Hortensio de Sousa Ribeiro – PREMEM, localizada na cidade de Campina Grande, aulas voltadas para a educação ambiental, focando a perspectiva de conscientização dos educandos e todo o campo escolar, através de aulas expositivas com recursos áudio visuais, utilizando da experimentação na produção de um sabão ecológico com o óleo de frituras coletado em comercio e residências. Contudo, percebeu-se que os alunos conseguiram interligar o ensino de química com o ensino de educação ambiental, absorvendo os conteúdos proposto e expressando os valores de preservação e conservação do meio ambiente, com a possibilidade de serem mediadores do seu conhecimento. Adquirindo através da problemática, o poder da criticidade e a capacidade de investigar novas possibilidades sustentáveis que resolvam as questões socioambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SABÃO ECOLOGICO, ENSINO DE QUIMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA12_ID332_29112017231932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulabrandaopb12@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39309
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 332
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Diante do cenário atual da sociedade, cercada pela degradação do meio ambiente é notório observar a necessidade da Educação Ambiental. No qual, pequenas ações podem alcançar resultados significativos voltados para a defesa e manutenção do espaço onde se vive. Sabendo-se que os óleos de frituras residuais, são descartados na maioria das vezes em esgotos domésticos, não existindo preocupação de seus usuários sobre os efeitos irreversíveis do mesmo nos ecossistemas naturais. Nessa perspectiva pensou-se na realização deste trabalho, voltado para reutilização do óleo residual na produção de um saneante. No qual foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Hortensio de Sousa Ribeiro – PREMEM, localizada na cidade de Campina Grande, aulas voltadas para a educação ambiental, focando a perspectiva de conscientização dos educandos e todo o campo escolar, através de aulas expositivas com recursos áudio visuais, utilizando da experimentação na produção de um sabão ecológico com o óleo de frituras coletado em comercio e residências. Contudo, percebeu-se que os alunos conseguiram interligar o ensino de química com o ensino de educação ambiental, absorvendo os conteúdos proposto e expressando os valores de preservação e conservação do meio ambiente, com a possibilidade de serem mediadores do seu conhecimento. Adquirindo através da problemática, o poder da criticidade e a capacidade de investigar novas possibilidades sustentáveis que resolvam as questões socioambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SABÃO ECOLOGICO, ENSINO DE QUIMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA12_ID332_29112017231932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulabrandaopb12@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Diante do cenário atual da sociedade, cercada pela degradação do meio ambiente é notório observar a necessidade da Educação Ambiental. No qual, pequenas ações podem alcançar resultados significativos voltados para a defesa e manutenção do espaço onde se vive. Sabendo-se que os óleos de frituras residuais, são descartados na maioria das vezes em esgotos domésticos, não existindo preocupação de seus usuários sobre os efeitos irreversíveis do mesmo nos ecossistemas naturais. Nessa perspectiva pensou-se na realização deste trabalho, voltado para reutilização do óleo residual na produção de um saneante. No qual foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Hortensio de Sousa Ribeiro – PREMEM, localizada na cidade de Campina Grande, aulas voltadas para a educação ambiental, focando a perspectiva de conscientização dos educandos e todo o campo escolar, através de aulas expositivas com recursos áudio visuais, utilizando da experimentação na produção de um sabão ecológico com o óleo de frituras coletado em comercio e residências. Contudo, percebeu-se que os alunos conseguiram interligar o ensino de química com o ensino de educação ambiental, absorvendo os conteúdos proposto e expressando os valores de preservação e conservação do meio ambiente, com a possibilidade de serem mediadores do seu conhecimento. Adquirindo através da problemática, o poder da criticidade e a capacidade de investigar novas possibilidades sustentáveis que resolvam as questões socioambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.