ALTERNATIVAS DIVERSAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39173 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 310 "titulo" => "ALTERNATIVAS DIVERSAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este trabalha versa sobre intervenção didática-pedagógica realizada em uma turma de ensino médio, no âmbito do subprojeto Geografia, PIBID/ CAPES/ UEPB na E.E.E.F.M São Sebastião, Campina Grande-PB, com a tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem e buscando novas ferramentas de ensino que venha a mostrar a importância e trazer para a realidade do aluno a Geografia. De início foi necessário aplicar um questionário investigativo, na tentativa de traçar um perfil da sala de aula. Após, foram abordadas quatro intervenções, cada uma com sua particularidade e voltada para o conteúdo programático realizado em cada bimestre, não desvirtuando da capacidade física e financeira que a escola fornecia. Diante do que foi apresentado, a primeira intervenção versava sobre a alfabetização cartográfica, que foi trabalhada concomitantemente com o bolsista, supervisor e alunos na biblioteca escola; outra intervenção foi o uso de tecnologias para o aprendizado de conteúdo e leitura de mapas na qual utilizou-se da sala de vídeo fornecido pela escola; após isso foi trabalhado o uso de maquetes, na tentativa de aproximar a leitura dos mapas para algo mais próximo, ou seja, para uma escala mais local, proporcionando a interação entre colegas de classe, bolsista e professor supervisor; além disso foi trabalhado o laboratório de campo, na tentativa de aproximar o que foi trabalhado em mapas, conteúdo na sala de aula com a sua própria cidade. Dessa forma, essa pesquisa se desenvolve de maneira pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação, aplicando a pesquisa de maneira prática na vida dos discentes em escola pública, utilizando os próprios agentes da sala de aula como parte das análises e pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, MAPAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID310_20112017195041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES" "autor_nome_curto" => "RAMON MARINHO" "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39173 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 310 "titulo" => "ALTERNATIVAS DIVERSAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este trabalha versa sobre intervenção didática-pedagógica realizada em uma turma de ensino médio, no âmbito do subprojeto Geografia, PIBID/ CAPES/ UEPB na E.E.E.F.M São Sebastião, Campina Grande-PB, com a tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem e buscando novas ferramentas de ensino que venha a mostrar a importância e trazer para a realidade do aluno a Geografia. De início foi necessário aplicar um questionário investigativo, na tentativa de traçar um perfil da sala de aula. Após, foram abordadas quatro intervenções, cada uma com sua particularidade e voltada para o conteúdo programático realizado em cada bimestre, não desvirtuando da capacidade física e financeira que a escola fornecia. Diante do que foi apresentado, a primeira intervenção versava sobre a alfabetização cartográfica, que foi trabalhada concomitantemente com o bolsista, supervisor e alunos na biblioteca escola; outra intervenção foi o uso de tecnologias para o aprendizado de conteúdo e leitura de mapas na qual utilizou-se da sala de vídeo fornecido pela escola; após isso foi trabalhado o uso de maquetes, na tentativa de aproximar a leitura dos mapas para algo mais próximo, ou seja, para uma escala mais local, proporcionando a interação entre colegas de classe, bolsista e professor supervisor; além disso foi trabalhado o laboratório de campo, na tentativa de aproximar o que foi trabalhado em mapas, conteúdo na sala de aula com a sua própria cidade. Dessa forma, essa pesquisa se desenvolve de maneira pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação, aplicando a pesquisa de maneira prática na vida dos discentes em escola pública, utilizando os próprios agentes da sala de aula como parte das análises e pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, MAPAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID310_20112017195041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES" "autor_nome_curto" => "RAMON MARINHO" "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }