Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ALTERNATIVAS DIVERSAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, MAPAS Comunicação Oral (CO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39173
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 310
    "titulo" => "ALTERNATIVAS DIVERSAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este trabalha versa sobre intervenção didática-pedagógica realizada em uma turma de ensino médio, no âmbito do subprojeto Geografia, PIBID/ CAPES/ UEPB na E.E.E.F.M São Sebastião, Campina Grande-PB, com a tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem e buscando novas ferramentas de ensino que venha a mostrar a importância e trazer para a realidade do aluno a Geografia. De início foi necessário aplicar um questionário investigativo, na tentativa de traçar um perfil da sala de aula. Após, foram abordadas quatro intervenções, cada uma com sua particularidade e voltada para o conteúdo programático realizado em cada bimestre, não desvirtuando da capacidade física e financeira que a escola fornecia. Diante do que foi apresentado, a primeira intervenção versava sobre a alfabetização cartográfica, que foi trabalhada concomitantemente com o bolsista, supervisor e alunos na biblioteca escola; outra intervenção foi o uso de tecnologias para o aprendizado de conteúdo e leitura de mapas na qual utilizou-se da sala de vídeo fornecido pela escola; após isso foi trabalhado o uso de maquetes, na tentativa de aproximar a leitura dos mapas para algo mais próximo, ou seja, para uma escala mais local, proporcionando a interação entre colegas de classe, bolsista e professor supervisor; além disso foi trabalhado o laboratório de campo, na tentativa de aproximar o que foi trabalhado em mapas, conteúdo na sala de aula com a sua própria cidade. Dessa forma, essa pesquisa se desenvolve de maneira pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação, aplicando a pesquisa de maneira prática na vida dos discentes em escola pública, utilizando os próprios agentes da sala de aula como parte das análises e pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, MAPAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID310_20112017195041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RAMON MARINHO"
    "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39173
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 310
    "titulo" => "ALTERNATIVAS DIVERSAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este trabalha versa sobre intervenção didática-pedagógica realizada em uma turma de ensino médio, no âmbito do subprojeto Geografia, PIBID/ CAPES/ UEPB na E.E.E.F.M São Sebastião, Campina Grande-PB, com a tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem e buscando novas ferramentas de ensino que venha a mostrar a importância e trazer para a realidade do aluno a Geografia. De início foi necessário aplicar um questionário investigativo, na tentativa de traçar um perfil da sala de aula. Após, foram abordadas quatro intervenções, cada uma com sua particularidade e voltada para o conteúdo programático realizado em cada bimestre, não desvirtuando da capacidade física e financeira que a escola fornecia. Diante do que foi apresentado, a primeira intervenção versava sobre a alfabetização cartográfica, que foi trabalhada concomitantemente com o bolsista, supervisor e alunos na biblioteca escola; outra intervenção foi o uso de tecnologias para o aprendizado de conteúdo e leitura de mapas na qual utilizou-se da sala de vídeo fornecido pela escola; após isso foi trabalhado o uso de maquetes, na tentativa de aproximar a leitura dos mapas para algo mais próximo, ou seja, para uma escala mais local, proporcionando a interação entre colegas de classe, bolsista e professor supervisor; além disso foi trabalhado o laboratório de campo, na tentativa de aproximar o que foi trabalhado em mapas, conteúdo na sala de aula com a sua própria cidade. Dessa forma, essa pesquisa se desenvolve de maneira pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação, aplicando a pesquisa de maneira prática na vida dos discentes em escola pública, utilizando os próprios agentes da sala de aula como parte das análises e pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIA, MAPAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID310_20112017195041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RAMON MARINHO"
    "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalha versa sobre intervenção didática-pedagógica realizada em uma turma de ensino médio, no âmbito do subprojeto Geografia, PIBID/ CAPES/ UEPB na E.E.E.F.M São Sebastião, Campina Grande-PB, com a tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem e buscando novas ferramentas de ensino que venha a mostrar a importância e trazer para a realidade do aluno a Geografia. De início foi necessário aplicar um questionário investigativo, na tentativa de traçar um perfil da sala de aula. Após, foram abordadas quatro intervenções, cada uma com sua particularidade e voltada para o conteúdo programático realizado em cada bimestre, não desvirtuando da capacidade física e financeira que a escola fornecia. Diante do que foi apresentado, a primeira intervenção versava sobre a alfabetização cartográfica, que foi trabalhada concomitantemente com o bolsista, supervisor e alunos na biblioteca escola; outra intervenção foi o uso de tecnologias para o aprendizado de conteúdo e leitura de mapas na qual utilizou-se da sala de vídeo fornecido pela escola; após isso foi trabalhado o uso de maquetes, na tentativa de aproximar a leitura dos mapas para algo mais próximo, ou seja, para uma escala mais local, proporcionando a interação entre colegas de classe, bolsista e professor supervisor; além disso foi trabalhado o laboratório de campo, na tentativa de aproximar o que foi trabalhado em mapas, conteúdo na sala de aula com a sua própria cidade. Dessa forma, essa pesquisa se desenvolve de maneira pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação, aplicando a pesquisa de maneira prática na vida dos discentes em escola pública, utilizando os próprios agentes da sala de aula como parte das análises e pesquisas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.