Em busca de uma melhor qualidade no ensino de ciências, a comunidade brasileira de pesquisadores nessa área vem publicando importantes resultados através de simpósios, congressos, reuniões científicas e encontros. Desta forma pesquisas relacionadas a este ensino vem crescendo nos últimos anos, discutindo sobre as mais diversas metodologias e práticas pedagógicas, dentre elas a utilização de atividades experimentais como estratégia de ensino para a construção/reconstrução e compreensão de conceitos em ciência uma vez que oportuniza os alunos a exercitar suas habilidades e competências. A metodologia da revisão bibliográfica sobre a importância da experimentação no ensino de biologia ocorreu em três etapas onde a primeira foi buscar produções no site de revistas, o qual foi levado em consideração artigos pertencentes à revistas classificadas como A1, A2 e B2 de acordo com a classificação qualis da Capes. A segunda etapa foi filtrar os artigos utilizados a partir de sua data de publicação, considerando-se apenas artigos publicados a partir do ano de 2006 até 2016. A terceira etapa consistiu na leitura de seus respectivos resumos excluindo-se aqueles que não se enquadraram dentro dos objetivos deste trabalho. Os resultados das avaliações dos artigos foram satisfatórios, pois demonstra com clareza o alcance de todos os objetivos propostos. Enfatizando a importância e as problemáticas da experimentação no ensino de Ciências. Em conclusão o ensino de ciências ainda encontra-se em constante modificação, e que não utiliza grande parte das estratégias metodológicas de ensino, como por exemplo, as atividades experimentais que demonstram grandes possibilidades de mudanças no ensino- aprendizagem. Desta forma há a necessidade de outros olhares investigativos sobre as práticas experimentais na escola.