Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOB A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Palavra-chaves: PIBID, SOCIOINTERACIONISMO, GÊNERO TEXTUAL, CONTO Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39228
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => """
      GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOB A PERSPECTIVA\r\n
      SOCIOINTERACIONISTA
      """
    "resumo" => """
      O presente artigo tem por objetivo evidenciar as experiências obtidas na Escola\r\n
      Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, situada na cidade de Guarabira-PB,\r\n
      durante o ano letivo de 2016 com a turma de 8° ano da referida escola, por meio do PIBID\r\n
      (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual da\r\n
      Paraíba – Campus III, que fica situado na cidade de Guarabira, com quatro alunas do\r\n
      departamento do curso de Letras - Língua Portuguesa. O objetivo do projeto de intervenção\r\n
      seria colocar o gênero textual conto como uma propostade letramento sob a perspectiva\r\n
      sociointeracionista, visando assim,gerar conhecimentos para uma aplicação prática de seus\r\n
      resultados, tanto para os alunos, que conheceriam melhor o gênero trabalhado, como para as\r\n
      alunas bolsistas, que iriam trazer novas práticas de ensino para a sala de aula. O projeto foi\r\n
      trabalhado na escola e buscou desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, e, por conseguinte,\r\n
      melhor qualidade na escrita, além de promover o despertar do senso crítico para obras\r\n
      literárias, para o convívio em sociedade e, por sua vez, para que houvesse uma interação\r\n
      maior entre eles próprios, pois um dos desafios seria também a boa relação entre os alunos\r\n
      desta turma, já que o processo social e de cidadania também parte do convívio em sociedade\r\n
      dentro da escola. Portanto, discutiremos neste artigo a forma que se deu a introdução deste\r\n
      gênero textual em sala de aula, o modo como ele foi trabalhado, as metodologias que foram\r\n
      inferidas para a discussão do mesmo em sala de aula, e por fim, o resultado de todo período\r\n
      em que trabalhamos para atingir os objetivos que anteriormente foram traçados.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, SOCIOINTERACIONISMO, GÊNERO TEXTUAL, CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID233_22112017155623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA SOARES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "priscilaoliveira09@outloo"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39228
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => """
      GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOB A PERSPECTIVA\r\n
      SOCIOINTERACIONISTA
      """
    "resumo" => """
      O presente artigo tem por objetivo evidenciar as experiências obtidas na Escola\r\n
      Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, situada na cidade de Guarabira-PB,\r\n
      durante o ano letivo de 2016 com a turma de 8° ano da referida escola, por meio do PIBID\r\n
      (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual da\r\n
      Paraíba – Campus III, que fica situado na cidade de Guarabira, com quatro alunas do\r\n
      departamento do curso de Letras - Língua Portuguesa. O objetivo do projeto de intervenção\r\n
      seria colocar o gênero textual conto como uma propostade letramento sob a perspectiva\r\n
      sociointeracionista, visando assim,gerar conhecimentos para uma aplicação prática de seus\r\n
      resultados, tanto para os alunos, que conheceriam melhor o gênero trabalhado, como para as\r\n
      alunas bolsistas, que iriam trazer novas práticas de ensino para a sala de aula. O projeto foi\r\n
      trabalhado na escola e buscou desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, e, por conseguinte,\r\n
      melhor qualidade na escrita, além de promover o despertar do senso crítico para obras\r\n
      literárias, para o convívio em sociedade e, por sua vez, para que houvesse uma interação\r\n
      maior entre eles próprios, pois um dos desafios seria também a boa relação entre os alunos\r\n
      desta turma, já que o processo social e de cidadania também parte do convívio em sociedade\r\n
      dentro da escola. Portanto, discutiremos neste artigo a forma que se deu a introdução deste\r\n
      gênero textual em sala de aula, o modo como ele foi trabalhado, as metodologias que foram\r\n
      inferidas para a discussão do mesmo em sala de aula, e por fim, o resultado de todo período\r\n
      em que trabalhamos para atingir os objetivos que anteriormente foram traçados.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, SOCIOINTERACIONISMO, GÊNERO TEXTUAL, CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID233_22112017155623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA SOARES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "priscilaoliveira09@outloo"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem por objetivo evidenciar as experiências obtidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, situada na cidade de Guarabira-PB, durante o ano letivo de 2016 com a turma de 8° ano da referida escola, por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, que fica situado na cidade de Guarabira, com quatro alunas do departamento do curso de Letras - Língua Portuguesa. O objetivo do projeto de intervenção seria colocar o gênero textual conto como uma propostade letramento sob a perspectiva sociointeracionista, visando assim,gerar conhecimentos para uma aplicação prática de seus resultados, tanto para os alunos, que conheceriam melhor o gênero trabalhado, como para as alunas bolsistas, que iriam trazer novas práticas de ensino para a sala de aula. O projeto foi trabalhado na escola e buscou desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, e, por conseguinte, melhor qualidade na escrita, além de promover o despertar do senso crítico para obras literárias, para o convívio em sociedade e, por sua vez, para que houvesse uma interação maior entre eles próprios, pois um dos desafios seria também a boa relação entre os alunos desta turma, já que o processo social e de cidadania também parte do convívio em sociedade dentro da escola. Portanto, discutiremos neste artigo a forma que se deu a introdução deste gênero textual em sala de aula, o modo como ele foi trabalhado, as metodologias que foram inferidas para a discussão do mesmo em sala de aula, e por fim, o resultado de todo período em que trabalhamos para atingir os objetivos que anteriormente foram traçados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.