Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENCIADAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA-UEPB RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39221
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => """
      ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENCIADAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA-UEPB\r\n
      RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => "As estratégias pedagógicas são de suma importância na construção do conhecimento. Assim, é necessário que o professor realize um planejamento bem elaborado para que os objetivos traçados sejam alcançados. Na escola a Educação Física tem um papel de relevância, onde alcança o aluno como um ser integral. O professor também tem como ferramentas aliadas, a utilização de vários recursos para atingir seus objetivos de acordo com os conteúdos planejados e trabalhados durante o período letivo. Os conteúdos Brincadeiras e Jogos e Esportes devem ser trabalhados de forma adequada e de acordo com a realidade que se encontra na escola, podendo vir a se tornar fortes referências do professor no momento de construção do conhecimento. Enfatizar atividades que trabalhem os jogos populares facilita o processo de aprendizagem e há maior aceitação, se tornando um viés importante, ligando o aluno ao professor e envolvendo o aluno por já ter vivência histórica, prática e social das atividades. O professor de Educação Física busca, através de seus métodos de ensino, fazer com que seu alunado construa a melhorar suas relações sociais e afetivas, o seu desenvolvimento cognitivo e motor, durante o período de aprendizagem escolar, ampliando-se para a vida extra e pós-escolar. Durante o período letivo de 2016 nossas atividades do PIBID  na escola, pudemos observar que a ferramenta lúdica usada como um dos métodos de aprendizagem é bastante eficaz, tendo em vista que chegamos à conclusão de que os alunos se envolveram e aprenderam muito mais com a forma lúdica de ensinar, já com o conteúdo esportes, utilizamos os fundamentos, regras, ética das mais simples abordagens às mais complexas, possibilitando ao alunado uma vivência crítica e construtiva dos conteúdos, além de ensinar e fazê-los compreender e valorizar a importância da cooperação, respeito as regras, aos colegas/companheiros e principalmente a prática do esporte sem ter a competitividade como prioridade, mas como necessidade para sobrevivência em sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID169_22112017132024.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS"
    "autor_email" => "antoniocarlospds@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39221
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => """
      ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENCIADAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA-UEPB\r\n
      RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => "As estratégias pedagógicas são de suma importância na construção do conhecimento. Assim, é necessário que o professor realize um planejamento bem elaborado para que os objetivos traçados sejam alcançados. Na escola a Educação Física tem um papel de relevância, onde alcança o aluno como um ser integral. O professor também tem como ferramentas aliadas, a utilização de vários recursos para atingir seus objetivos de acordo com os conteúdos planejados e trabalhados durante o período letivo. Os conteúdos Brincadeiras e Jogos e Esportes devem ser trabalhados de forma adequada e de acordo com a realidade que se encontra na escola, podendo vir a se tornar fortes referências do professor no momento de construção do conhecimento. Enfatizar atividades que trabalhem os jogos populares facilita o processo de aprendizagem e há maior aceitação, se tornando um viés importante, ligando o aluno ao professor e envolvendo o aluno por já ter vivência histórica, prática e social das atividades. O professor de Educação Física busca, através de seus métodos de ensino, fazer com que seu alunado construa a melhorar suas relações sociais e afetivas, o seu desenvolvimento cognitivo e motor, durante o período de aprendizagem escolar, ampliando-se para a vida extra e pós-escolar. Durante o período letivo de 2016 nossas atividades do PIBID  na escola, pudemos observar que a ferramenta lúdica usada como um dos métodos de aprendizagem é bastante eficaz, tendo em vista que chegamos à conclusão de que os alunos se envolveram e aprenderam muito mais com a forma lúdica de ensinar, já com o conteúdo esportes, utilizamos os fundamentos, regras, ética das mais simples abordagens às mais complexas, possibilitando ao alunado uma vivência crítica e construtiva dos conteúdos, além de ensinar e fazê-los compreender e valorizar a importância da cooperação, respeito as regras, aos colegas/companheiros e principalmente a prática do esporte sem ter a competitividade como prioridade, mas como necessidade para sobrevivência em sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID169_22112017132024.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS"
    "autor_email" => "antoniocarlospds@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

As estratégias pedagógicas são de suma importância na construção do conhecimento. Assim, é necessário que o professor realize um planejamento bem elaborado para que os objetivos traçados sejam alcançados. Na escola a Educação Física tem um papel de relevância, onde alcança o aluno como um ser integral. O professor também tem como ferramentas aliadas, a utilização de vários recursos para atingir seus objetivos de acordo com os conteúdos planejados e trabalhados durante o período letivo. Os conteúdos Brincadeiras e Jogos e Esportes devem ser trabalhados de forma adequada e de acordo com a realidade que se encontra na escola, podendo vir a se tornar fortes referências do professor no momento de construção do conhecimento. Enfatizar atividades que trabalhem os jogos populares facilita o processo de aprendizagem e há maior aceitação, se tornando um viés importante, ligando o aluno ao professor e envolvendo o aluno por já ter vivência histórica, prática e social das atividades. O professor de Educação Física busca, através de seus métodos de ensino, fazer com que seu alunado construa a melhorar suas relações sociais e afetivas, o seu desenvolvimento cognitivo e motor, durante o período de aprendizagem escolar, ampliando-se para a vida extra e pós-escolar. Durante o período letivo de 2016 nossas atividades do PIBID na escola, pudemos observar que a ferramenta lúdica usada como um dos métodos de aprendizagem é bastante eficaz, tendo em vista que chegamos à conclusão de que os alunos se envolveram e aprenderam muito mais com a forma lúdica de ensinar, já com o conteúdo esportes, utilizamos os fundamentos, regras, ética das mais simples abordagens às mais complexas, possibilitando ao alunado uma vivência crítica e construtiva dos conteúdos, além de ensinar e fazê-los compreender e valorizar a importância da cooperação, respeito as regras, aos colegas/companheiros e principalmente a prática do esporte sem ter a competitividade como prioridade, mas como necessidade para sobrevivência em sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.