ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENCIADAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA-UEPB
RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39221 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 169 "titulo" => """ ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENCIADAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA-UEPB\r\n RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => "As estratégias pedagógicas são de suma importância na construção do conhecimento. Assim, é necessário que o professor realize um planejamento bem elaborado para que os objetivos traçados sejam alcançados. Na escola a Educação Física tem um papel de relevância, onde alcança o aluno como um ser integral. O professor também tem como ferramentas aliadas, a utilização de vários recursos para atingir seus objetivos de acordo com os conteúdos planejados e trabalhados durante o período letivo. Os conteúdos Brincadeiras e Jogos e Esportes devem ser trabalhados de forma adequada e de acordo com a realidade que se encontra na escola, podendo vir a se tornar fortes referências do professor no momento de construção do conhecimento. Enfatizar atividades que trabalhem os jogos populares facilita o processo de aprendizagem e há maior aceitação, se tornando um viés importante, ligando o aluno ao professor e envolvendo o aluno por já ter vivência histórica, prática e social das atividades. O professor de Educação Física busca, através de seus métodos de ensino, fazer com que seu alunado construa a melhorar suas relações sociais e afetivas, o seu desenvolvimento cognitivo e motor, durante o período de aprendizagem escolar, ampliando-se para a vida extra e pós-escolar. Durante o período letivo de 2016 nossas atividades do PIBID na escola, pudemos observar que a ferramenta lúdica usada como um dos métodos de aprendizagem é bastante eficaz, tendo em vista que chegamos à conclusão de que os alunos se envolveram e aprenderam muito mais com a forma lúdica de ensinar, já com o conteúdo esportes, utilizamos os fundamentos, regras, ética das mais simples abordagens às mais complexas, possibilitando ao alunado uma vivência crítica e construtiva dos conteúdos, além de ensinar e fazê-los compreender e valorizar a importância da cooperação, respeito as regras, aos colegas/companheiros e principalmente a prática do esporte sem ter a competitividade como prioridade, mas como necessidade para sobrevivência em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID169_22112017132024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS" "autor_email" => "antoniocarlospds@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39221 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 169 "titulo" => """ ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENCIADAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA-UEPB\r\n RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => "As estratégias pedagógicas são de suma importância na construção do conhecimento. Assim, é necessário que o professor realize um planejamento bem elaborado para que os objetivos traçados sejam alcançados. Na escola a Educação Física tem um papel de relevância, onde alcança o aluno como um ser integral. O professor também tem como ferramentas aliadas, a utilização de vários recursos para atingir seus objetivos de acordo com os conteúdos planejados e trabalhados durante o período letivo. Os conteúdos Brincadeiras e Jogos e Esportes devem ser trabalhados de forma adequada e de acordo com a realidade que se encontra na escola, podendo vir a se tornar fortes referências do professor no momento de construção do conhecimento. Enfatizar atividades que trabalhem os jogos populares facilita o processo de aprendizagem e há maior aceitação, se tornando um viés importante, ligando o aluno ao professor e envolvendo o aluno por já ter vivência histórica, prática e social das atividades. O professor de Educação Física busca, através de seus métodos de ensino, fazer com que seu alunado construa a melhorar suas relações sociais e afetivas, o seu desenvolvimento cognitivo e motor, durante o período de aprendizagem escolar, ampliando-se para a vida extra e pós-escolar. Durante o período letivo de 2016 nossas atividades do PIBID na escola, pudemos observar que a ferramenta lúdica usada como um dos métodos de aprendizagem é bastante eficaz, tendo em vista que chegamos à conclusão de que os alunos se envolveram e aprenderam muito mais com a forma lúdica de ensinar, já com o conteúdo esportes, utilizamos os fundamentos, regras, ética das mais simples abordagens às mais complexas, possibilitando ao alunado uma vivência crítica e construtiva dos conteúdos, além de ensinar e fazê-los compreender e valorizar a importância da cooperação, respeito as regras, aos colegas/companheiros e principalmente a prática do esporte sem ter a competitividade como prioridade, mas como necessidade para sobrevivência em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID169_22112017132024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS" "autor_email" => "antoniocarlospds@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }