MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39243 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba juntamente a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza (EEEMIIEPJLS) localizada na cidade de Monteiro, no cariri paraibano, vem desenvolvendo atividades no Laboratório de Educação Matemática (LEM) que a escola dispõe desde do início de 2017, buscando de forma lúdica reforçar conteúdos vivenciados em sala de aula e aplicando em jogos ou outro material disponível. Dentre todas as atividades que desenvolvemos durante o ano letivo com as intervenções dos bolsistas do PIBID, no intuito de tornar a matemática mais acessível e menos complicada para os alunos, mostraremos o estudo de funções a partir da utilização de materiais manipuláveis, são eles: jogo das Trilhas, kit do explorador matemático e Torre de Hanói. Nesses materiais foram estudados função afim, quadrática e exponencial com o propósito de relembrar os conteúdos e fixar de forma dinâmica e desafiadora sem que os alunos se sintam na obrigação de aprender, mas que sintam prazer em aprender fazer, pois a meta das intervenções é fazer com que os alunos despertem dentro de si uma curiosidade do saber e busque novos conhecimentos divertindo-se, contribuindo significativamente no processo ensino-aprendizagem. Tornando assim, um aluno construtor do próprio conhecimento e uma matemática mais aplicável ao cotidiano. Através das experiências que foram obtidas durante a intervenção utilizando os materiais citados acima, oferecemos uma oficina para os alunos licenciandos do curso de Matemática da UEPB - CAMPUS VI (Monteiro - PB), durante um evento (II Semana da Licenciatura Matemática - SELIMA) na mesma Universidade, intitulado por “Materiais Manipuláveis no Estudo de Funções para o Ensino Médio”, no intuito de compartilhar as experiências abrindo discussões acerca do uso dos materiais manipuláveis no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PIBID, LEM, FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID108_29112017154213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARQUES" "autor_email" => "adrianamarquesrs@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39243 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 108 "titulo" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba juntamente a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza (EEEMIIEPJLS) localizada na cidade de Monteiro, no cariri paraibano, vem desenvolvendo atividades no Laboratório de Educação Matemática (LEM) que a escola dispõe desde do início de 2017, buscando de forma lúdica reforçar conteúdos vivenciados em sala de aula e aplicando em jogos ou outro material disponível. Dentre todas as atividades que desenvolvemos durante o ano letivo com as intervenções dos bolsistas do PIBID, no intuito de tornar a matemática mais acessível e menos complicada para os alunos, mostraremos o estudo de funções a partir da utilização de materiais manipuláveis, são eles: jogo das Trilhas, kit do explorador matemático e Torre de Hanói. Nesses materiais foram estudados função afim, quadrática e exponencial com o propósito de relembrar os conteúdos e fixar de forma dinâmica e desafiadora sem que os alunos se sintam na obrigação de aprender, mas que sintam prazer em aprender fazer, pois a meta das intervenções é fazer com que os alunos despertem dentro de si uma curiosidade do saber e busque novos conhecimentos divertindo-se, contribuindo significativamente no processo ensino-aprendizagem. Tornando assim, um aluno construtor do próprio conhecimento e uma matemática mais aplicável ao cotidiano. Através das experiências que foram obtidas durante a intervenção utilizando os materiais citados acima, oferecemos uma oficina para os alunos licenciandos do curso de Matemática da UEPB - CAMPUS VI (Monteiro - PB), durante um evento (II Semana da Licenciatura Matemática - SELIMA) na mesma Universidade, intitulado por “Materiais Manipuláveis no Estudo de Funções para o Ensino Médio”, no intuito de compartilhar as experiências abrindo discussões acerca do uso dos materiais manipuláveis no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PIBID, LEM, FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID108_29112017154213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARQUES" "autor_email" => "adrianamarquesrs@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }