A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39153 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação do Ministério da Educação, que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas preparando-os para a formação docente (BRASIL, 2007). Neste artigo abordamos sobre as contribuições do PIBID para a formação inicial docente a partir da nossa experiência enquanto alunos bolsitas do Pibid do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vários trabalhos e pesquisas desenvolvidas em todo Brasil apontam para a importância e contribuições do Pibid tanto para a formação do graduando quanto para a melhoria da educação básica, pois, possibilita logo no primeiro ano da graduação que o aluno possa ter contato com a sala de aula, fato que sem a existência de programas como o Pibid, o graduando só iria conhecer o cotidiano escolar de forma superficial, quando da realização do estágio de observação que ocorre no terceiro ano do curso, fazendo com que o mesmo enfrente ao longo da graduação um grande desafio que é unir teoria e pratica. Outro aspecto importante do programa é a promoção de um aprendizado interativo entre licenciandos, professores da educação básica (supervisores) e da Universidade (Coordenadores) que contribui para um processo de formação teórico-prático recíproco. Desse modo, Programas como o Pibid oportunizam ao licenciando assimilar melhor os conteúdos estudados na graduação a partir da vivência no cotidiano da escola, ação essa que, certamente mais tarde refletirá na sua prática profissional. Neta perspectiva, o presente artigo relata também como se dar a vivencia dos bolsistas na escola, demostrando a importância desta para os mesmos que se encontram no processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID282_29112017205706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS" "autor_email" => "carlosenjel@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39153 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação do Ministério da Educação, que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas preparando-os para a formação docente (BRASIL, 2007). Neste artigo abordamos sobre as contribuições do PIBID para a formação inicial docente a partir da nossa experiência enquanto alunos bolsitas do Pibid do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vários trabalhos e pesquisas desenvolvidas em todo Brasil apontam para a importância e contribuições do Pibid tanto para a formação do graduando quanto para a melhoria da educação básica, pois, possibilita logo no primeiro ano da graduação que o aluno possa ter contato com a sala de aula, fato que sem a existência de programas como o Pibid, o graduando só iria conhecer o cotidiano escolar de forma superficial, quando da realização do estágio de observação que ocorre no terceiro ano do curso, fazendo com que o mesmo enfrente ao longo da graduação um grande desafio que é unir teoria e pratica. Outro aspecto importante do programa é a promoção de um aprendizado interativo entre licenciandos, professores da educação básica (supervisores) e da Universidade (Coordenadores) que contribui para um processo de formação teórico-prático recíproco. Desse modo, Programas como o Pibid oportunizam ao licenciando assimilar melhor os conteúdos estudados na graduação a partir da vivência no cotidiano da escola, ação essa que, certamente mais tarde refletirá na sua prática profissional. Neta perspectiva, o presente artigo relata também como se dar a vivencia dos bolsistas na escola, demostrando a importância desta para os mesmos que se encontram no processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID282_29112017205706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS" "autor_email" => "carlosenjel@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }