Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO PIBID DE HISTÓRIA NO INCENTIVO DA LEITURA PARA DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA.

Palavra-chaves: IMPORTÂNCIA, LEITURA, ESCRITA, INOVAR, INOVAR Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39151
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 164
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID DE HISTÓRIA NO INCENTIVO DA LEITURA PARA DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA."
    "resumo" => "O artigo foi realizado a partir de experiências vivenciadas no PIBID de história da UEPB, com turmas de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, localizada em Campina Grande -PB . O intuito do presente trabalho é mostrar a influência que a história vem tendo no cotidiano escolar através do projeto de iniciação á docência na influência da prática de leitura, como também na inovação de novas formas e métodos que tragam a leitura, possibilitando propostas do desenvolvimento da escrita, uma vez que é notório a sua precariedade, principalmente pela falta de prática e incentivo que muitas vezes parte da própria escola.  Partindo desse princípio, o professor de história junto com os pibidianos tem a possibilidade de propiciar atividades que demonstrem a importância da leitura, uma vez que  as dificuldades de escrita são resultados de pouca prática de leitura, de uma baixa base teórica e de um conhecimento regrado e que gira em torno apenas das propostas passadas pelos próprios professores, que por vezes se fixam apenas no livro didático. Para tanto,  o trabalho irá trazer novos caminhos para o método escolar e como conciliar a história enquanto disciplina influenciadora na prática do interesse de leitura, mesmo levando em consideração que para a prática se tornar um hábito é preciso uma influência desde criança , e que por outro lado deve-se haver primordialmente métodos que ensinem os alunos a interpretarem textos e por conseguinte obter base e conhecimento prévio para escrever."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "IMPORTÂNCIA, LEITURA, ESCRITA, INOVAR, INOVAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID164_24112017222528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLIVIA MARIA PAULINO BELMINO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVIA"
    "autor_email" => "oliviasouzarmg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39151
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 164
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID DE HISTÓRIA NO INCENTIVO DA LEITURA PARA DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA."
    "resumo" => "O artigo foi realizado a partir de experiências vivenciadas no PIBID de história da UEPB, com turmas de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, localizada em Campina Grande -PB . O intuito do presente trabalho é mostrar a influência que a história vem tendo no cotidiano escolar através do projeto de iniciação á docência na influência da prática de leitura, como também na inovação de novas formas e métodos que tragam a leitura, possibilitando propostas do desenvolvimento da escrita, uma vez que é notório a sua precariedade, principalmente pela falta de prática e incentivo que muitas vezes parte da própria escola.  Partindo desse princípio, o professor de história junto com os pibidianos tem a possibilidade de propiciar atividades que demonstrem a importância da leitura, uma vez que  as dificuldades de escrita são resultados de pouca prática de leitura, de uma baixa base teórica e de um conhecimento regrado e que gira em torno apenas das propostas passadas pelos próprios professores, que por vezes se fixam apenas no livro didático. Para tanto,  o trabalho irá trazer novos caminhos para o método escolar e como conciliar a história enquanto disciplina influenciadora na prática do interesse de leitura, mesmo levando em consideração que para a prática se tornar um hábito é preciso uma influência desde criança , e que por outro lado deve-se haver primordialmente métodos que ensinem os alunos a interpretarem textos e por conseguinte obter base e conhecimento prévio para escrever."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "IMPORTÂNCIA, LEITURA, ESCRITA, INOVAR, INOVAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID164_24112017222528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLIVIA MARIA PAULINO BELMINO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVIA"
    "autor_email" => "oliviasouzarmg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo foi realizado a partir de experiências vivenciadas no PIBID de história da UEPB, com turmas de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, localizada em Campina Grande -PB . O intuito do presente trabalho é mostrar a influência que a história vem tendo no cotidiano escolar através do projeto de iniciação á docência na influência da prática de leitura, como também na inovação de novas formas e métodos que tragam a leitura, possibilitando propostas do desenvolvimento da escrita, uma vez que é notório a sua precariedade, principalmente pela falta de prática e incentivo que muitas vezes parte da própria escola. Partindo desse princípio, o professor de história junto com os pibidianos tem a possibilidade de propiciar atividades que demonstrem a importância da leitura, uma vez que as dificuldades de escrita são resultados de pouca prática de leitura, de uma baixa base teórica e de um conhecimento regrado e que gira em torno apenas das propostas passadas pelos próprios professores, que por vezes se fixam apenas no livro didático. Para tanto, o trabalho irá trazer novos caminhos para o método escolar e como conciliar a história enquanto disciplina influenciadora na prática do interesse de leitura, mesmo levando em consideração que para a prática se tornar um hábito é preciso uma influência desde criança , e que por outro lado deve-se haver primordialmente métodos que ensinem os alunos a interpretarem textos e por conseguinte obter base e conhecimento prévio para escrever.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.