ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL USANDO MÚSICAS COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DE SUMÉ - RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39214 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL USANDO MÚSICAS COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DE SUMÉ - RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A problematização que incentivou a realização desta pesquisa foi o uso da música nas aulas de Espanhol como objeto facilitador do ensino-aprendizagem da língua espanhola para alunos iniciantes da língua. Teve como objetivo investigar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos do primeiro ano da escola estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé – PB através da disciplina de língua espanhola. A investigação se deu por observações nas aulas ministradas através do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI e por pesquisas bibliográficas sob visão de Faria (2001), Ferreira (2006), Moreno (2011) dentre outros. Segundo a observação feita o desempenho dos alunos nas aulas de Espanhol com o uso das músicas se deu maior. Através das músicas os alunos conseguiram um maior entendimento e desempenho com a língua espanhola por meio de atividades de compreensão leitora e escrita, nessa perspectiva a música permite a professores e estudantes independente do domínio da técnica musical a possibilidade de trabalhá-la em sala de aula. Nota-se que o uso da música é considerado uma estratégia importante no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, sendo apontado assim, como facilitadora na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÚSICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID188_27112017204706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA MARIA" "autor_email" => "claudiamaria528@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39214 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL USANDO MÚSICAS COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DE SUMÉ - RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A problematização que incentivou a realização desta pesquisa foi o uso da música nas aulas de Espanhol como objeto facilitador do ensino-aprendizagem da língua espanhola para alunos iniciantes da língua. Teve como objetivo investigar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos do primeiro ano da escola estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé – PB através da disciplina de língua espanhola. A investigação se deu por observações nas aulas ministradas através do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI e por pesquisas bibliográficas sob visão de Faria (2001), Ferreira (2006), Moreno (2011) dentre outros. Segundo a observação feita o desempenho dos alunos nas aulas de Espanhol com o uso das músicas se deu maior. Através das músicas os alunos conseguiram um maior entendimento e desempenho com a língua espanhola por meio de atividades de compreensão leitora e escrita, nessa perspectiva a música permite a professores e estudantes independente do domínio da técnica musical a possibilidade de trabalhá-la em sala de aula. Nota-se que o uso da música é considerado uma estratégia importante no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, sendo apontado assim, como facilitadora na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÚSICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID188_27112017204706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA MARIA" "autor_email" => "claudiamaria528@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }