Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PALAVRA RECURSO BASILAR DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: OBSERVAÇÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA ETNOGRÁFICA PIBID

Palavra-chaves: PALAVRA, DISCURSO, PROFESSOR Comunicação Oral(CO) GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Neste trabalho, defendemos a necessidade do desenvolvimento de um trabalho docente mais interativo e atento às discursividades que atravessam o cotidiano da sala de modo a motivar os alunos a participarem ativamente desse espaço interacional conduzindo-os a serem sujeitos atuantes da e na linguagem. Assim sendo, trazemos aqui resultados parciais de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica em curso no âmbito do Núcleo Linguagens PIBID (Programa de Iniciação à Docência – CAPES) Letras UESB que se fundamenta na construção e desconstrução do conhecimento no espaço escolar, partindo de uma perspectiva discursiva - interativa suscitada através do uso da palavra, isso porque compreendemos que "ao intercambiar a palavra, os sujeitos aprendem a participar de contextos dialógicos diversificados" (COELHO, 2011, p.53), desta forma, a atuação do professor e o que ele faz por meio da palavra é primordial, pois através de sua mediação que os alunos se entendem sujeitos da linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.