GÊNEROS (TEXTUAIS/DISCURSIVOS) : UMA CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37085 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 6066 "titulo" => "GÊNEROS (TEXTUAIS/DISCURSIVOS) : UMA CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => """ Para os professores contemporâneos há muitos desafios a serem enfrentados e um dos\r\n maiores desafios é o desafio da “inovação”. Falando mais especificamente dos professores de língua\r\n portuguesa, eles precisam conciliar os aspectos gramaticais com o seu contexto de uso de uma forma\r\n inovadora. Mas, será que é possível utilizar gêneros (textuais/discursivos) com esta finalidade? A\r\n resposta para essa pergunta está nas teorias relacionadas a gêneros, discutidas nesse artigo, sendo\r\n importante para o educador ter essa base teórica imprescindível para a sua formação como “professor\r\n inovador”. Sobre essa perspectiva, Silva (2011, p.142) afirma: “Nós, na posição de educadores e de\r\n professores de língua materna, precisamos saber toda a teoria e mais, sabê-la de tal modo que\r\n possamos colocá-la em prática em nossas salas de aula sem explicitá-la.” É justamente sobre esse\r\n olhar que discorre a nossa pesquisa. Comprovar que, teoria e prática juntas possibilitam ao professor\r\n ensinar língua portuguesa dos aspectos gramaticais (regras), aos funcionais (contexto de uso),\r\n utilizando gêneros. Esta ideologia está relacionada à “ampliação” ou “nova visão” do que deve ser o\r\n objeto de investigação linguística: o texto. Poderíamos imaginar o seguinte: nós utilizamos roupas\r\n específicas para cada situação ou ambiente, se quisermos estar adaptados ao contexto. Da mesma\r\n forma, podemos imaginar que o gênero seria a “roupa” da língua que a adapta às diversas situações\r\n comunicativas. Se a intenção do educador quando usa frases isoladas para ensinar língua é preparar o\r\n educando para utilizá-la, como adaptar, utilizar ou fazer funcionar se não for por meio de gêneros? O\r\n que queremos é levar os professores a compreender que há um desejo nos alunos por conhecer o que\r\n há de funcional em tudo o que eles estudam e nós temos a oportunidade de assim fazer. Esta\r\n oportunidade chama-se gêneros (textuais/discursivos), esses tornarão as aulas menos “cansativas”,\r\n além de em algum momento proporcionarem às produções textuais a estarem ligadas ao cotidiano dos\r\n educandos. O artigo está baseado teoricamente em autores como: Marcushi (2008), Antunes (2009),\r\n Bezerra (2017) e Silva (2011) que desenvolvem suas pesquisas com a mesma finalidade: a busca pela\r\n inovação e a funcionalidade. Além disso, explicitamos uma atividade com gêneros aplicada em sala de\r\n aula, um proveitoso modelo de inovação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "GÊNEROS, OBJETO DE INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA, PRODUÇÕES TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6066_23082017132655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICSON JOSÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ERICSON SOUZA" "autor_email" => "ericsonjt@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37085 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 6066 "titulo" => "GÊNEROS (TEXTUAIS/DISCURSIVOS) : UMA CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => """ Para os professores contemporâneos há muitos desafios a serem enfrentados e um dos\r\n maiores desafios é o desafio da “inovação”. Falando mais especificamente dos professores de língua\r\n portuguesa, eles precisam conciliar os aspectos gramaticais com o seu contexto de uso de uma forma\r\n inovadora. Mas, será que é possível utilizar gêneros (textuais/discursivos) com esta finalidade? A\r\n resposta para essa pergunta está nas teorias relacionadas a gêneros, discutidas nesse artigo, sendo\r\n importante para o educador ter essa base teórica imprescindível para a sua formação como “professor\r\n inovador”. Sobre essa perspectiva, Silva (2011, p.142) afirma: “Nós, na posição de educadores e de\r\n professores de língua materna, precisamos saber toda a teoria e mais, sabê-la de tal modo que\r\n possamos colocá-la em prática em nossas salas de aula sem explicitá-la.” É justamente sobre esse\r\n olhar que discorre a nossa pesquisa. Comprovar que, teoria e prática juntas possibilitam ao professor\r\n ensinar língua portuguesa dos aspectos gramaticais (regras), aos funcionais (contexto de uso),\r\n utilizando gêneros. Esta ideologia está relacionada à “ampliação” ou “nova visão” do que deve ser o\r\n objeto de investigação linguística: o texto. Poderíamos imaginar o seguinte: nós utilizamos roupas\r\n específicas para cada situação ou ambiente, se quisermos estar adaptados ao contexto. Da mesma\r\n forma, podemos imaginar que o gênero seria a “roupa” da língua que a adapta às diversas situações\r\n comunicativas. Se a intenção do educador quando usa frases isoladas para ensinar língua é preparar o\r\n educando para utilizá-la, como adaptar, utilizar ou fazer funcionar se não for por meio de gêneros? O\r\n que queremos é levar os professores a compreender que há um desejo nos alunos por conhecer o que\r\n há de funcional em tudo o que eles estudam e nós temos a oportunidade de assim fazer. Esta\r\n oportunidade chama-se gêneros (textuais/discursivos), esses tornarão as aulas menos “cansativas”,\r\n além de em algum momento proporcionarem às produções textuais a estarem ligadas ao cotidiano dos\r\n educandos. O artigo está baseado teoricamente em autores como: Marcushi (2008), Antunes (2009),\r\n Bezerra (2017) e Silva (2011) que desenvolvem suas pesquisas com a mesma finalidade: a busca pela\r\n inovação e a funcionalidade. Além disso, explicitamos uma atividade com gêneros aplicada em sala de\r\n aula, um proveitoso modelo de inovação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "GÊNEROS, OBJETO DE INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA, PRODUÇÕES TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6066_23082017132655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICSON JOSÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ERICSON SOUZA" "autor_email" => "ericsonjt@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }