A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARARUNA-PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35304 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2473 "inscrito_id" => 6325 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARARUNA-PB" "resumo" => "A Astronomia, desde tempos remotos, revelou-se uma ciência que desperta curiosidade e fascinação, sendo, no decorrer da história, cunho de entendimento sobre o universo e de estudos direcionados a compreender melhor o porquê de estarmos aqui nesse momento e até aonde podemos ir. Este estudo, de natureza quantitativa, parte da premissa de que a Astronomia possui funções transformadoras a quebrar as barreiras da monotonia do ensino básico, especialmente no lado das Ciências Naturais, pois ela gera recursos para o desenvolvimento do conhecimento sobre o universo na mente dos estudantes. Nesse sentido, se propôs a fazer uma investigação sobre a importância da inserção da Astronomia na Escola Básica. Fundamentados em autores, como: Dias (2005); Leite (2002); Salvador (2009) e Soler (2012), este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade de se aprender o ensino da Astronomia nas escolas da rede pública do Ensino Básico no Município de Araruna-PB. No percurso metodológico, foi feita uma pesquisa de campo com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão vislumbrando compreender o que sinalizam os estudantes da instituição pesquisada acerca da temática em questão. A proposta deste artigo vai além da congregação dessa disciplina mediante o processo de ensino/aprendizagem, pois a Astronomia, se inserida com o devido objetivo no ensino básico, irá preencher as lacunas de aprendizado dos alunos, qualificando-os sua formação para os embates com a realidade sócia, fazendo frente a uma imposição de dualidade escolar imposta pelo sistema capitalista. Assim sendo, a Astronomia permitirá a inovação e evolução de outros conteúdos relacionados à Ciência no Ensino Básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INSERÇÃO DA ASTRONOMIA, ESCOLA BÁSICA, CIÊNCIAS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6325_11092017235131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OTÁVIO FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA" "autor_email" => "otaviopb8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35304 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2473 "inscrito_id" => 6325 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARARUNA-PB" "resumo" => "A Astronomia, desde tempos remotos, revelou-se uma ciência que desperta curiosidade e fascinação, sendo, no decorrer da história, cunho de entendimento sobre o universo e de estudos direcionados a compreender melhor o porquê de estarmos aqui nesse momento e até aonde podemos ir. Este estudo, de natureza quantitativa, parte da premissa de que a Astronomia possui funções transformadoras a quebrar as barreiras da monotonia do ensino básico, especialmente no lado das Ciências Naturais, pois ela gera recursos para o desenvolvimento do conhecimento sobre o universo na mente dos estudantes. Nesse sentido, se propôs a fazer uma investigação sobre a importância da inserção da Astronomia na Escola Básica. Fundamentados em autores, como: Dias (2005); Leite (2002); Salvador (2009) e Soler (2012), este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade de se aprender o ensino da Astronomia nas escolas da rede pública do Ensino Básico no Município de Araruna-PB. No percurso metodológico, foi feita uma pesquisa de campo com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão vislumbrando compreender o que sinalizam os estudantes da instituição pesquisada acerca da temática em questão. A proposta deste artigo vai além da congregação dessa disciplina mediante o processo de ensino/aprendizagem, pois a Astronomia, se inserida com o devido objetivo no ensino básico, irá preencher as lacunas de aprendizado dos alunos, qualificando-os sua formação para os embates com a realidade sócia, fazendo frente a uma imposição de dualidade escolar imposta pelo sistema capitalista. Assim sendo, a Astronomia permitirá a inovação e evolução de outros conteúdos relacionados à Ciência no Ensino Básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INSERÇÃO DA ASTRONOMIA, ESCOLA BÁSICA, CIÊNCIAS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6325_11092017235131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OTÁVIO FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA" "autor_email" => "otaviopb8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }