A Astronomia, desde tempos remotos, revelou-se uma ciência que desperta curiosidade e fascinação, sendo, no decorrer da história, cunho de entendimento sobre o universo e de estudos direcionados a compreender melhor o porquê de estarmos aqui nesse momento e até aonde podemos ir. Este estudo, de natureza quantitativa, parte da premissa de que a Astronomia possui funções transformadoras a quebrar as barreiras da monotonia do ensino básico, especialmente no lado das Ciências Naturais, pois ela gera recursos para o desenvolvimento do conhecimento sobre o universo na mente dos estudantes. Nesse sentido, se propôs a fazer uma investigação sobre a importância da inserção da Astronomia na Escola Básica. Fundamentados em autores, como: Dias (2005); Leite (2002); Salvador (2009) e Soler (2012), este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade de se aprender o ensino da Astronomia nas escolas da rede pública do Ensino Básico no Município de Araruna-PB. No percurso metodológico, foi feita uma pesquisa de campo com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão vislumbrando compreender o que sinalizam os estudantes da instituição pesquisada acerca da temática em questão. A proposta deste artigo vai além da congregação dessa disciplina mediante o processo de ensino/aprendizagem, pois a Astronomia, se inserida com o devido objetivo no ensino básico, irá preencher as lacunas de aprendizado dos alunos, qualificando-os sua formação para os embates com a realidade sócia, fazendo frente a uma imposição de dualidade escolar imposta pelo sistema capitalista. Assim sendo, a Astronomia permitirá a inovação e evolução de outros conteúdos relacionados à Ciência no Ensino Básico.