Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES ESCOLARES: UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA

Palavra-chaves: COORDENADOR ESCOLAR, IDENTIDADE, FORMAÇÃO DE COORDENADORES, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta um plano estratégico de formação continuada para os coordenadores pedagógicos lotados na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), durante o triênio 2016 a 2018. A promoção de uma educação de qualidade é a principal meta de qualquer instituição de ensino. No entanto, para que tal meta se torne uma realidade, são necessárias ações que sustentem o trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente. Em sua essência, o coordenador surge com as funções articuladora, mediadora, formadora e transformadora. Como articulador, o seu papel principal é oferecer condições para que os professores trabalhem coletivamente as propostas curriculares, em função de sua realidade. Como mediador, tem a função de revelar/desvelar os significados das propostas curriculares para que os professores elaborem seus próprios sentidos. Como formador, tem a missão de oferecer condições ao professor para que se aprofunde em sua área específica. Como transformador, cabe-lhe o compromisso com o questionamento, ou seja, ajudar o professor a ser reflexivo e crítico em sua prática. Nas escolas, de modo geral, a função de coordenador nem sempre é bem delimitada. Segundo pesquisa nas escolas de Fortaleza, alguns coordenadores relatam que atuam como “auxiliar” dos gestores quanto as questões burocráticas. Noutras situações, cabe a ele mediar os problemas disciplinares dos alunos e conflitos com professores. Porém, o caráter pedagógico nem sempre é aplicado de forma eficiente. Afinal, é papel do coordenador fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula, tendo em vista que é ele o formador por excelência dos professores. Portanto, torna-se evidente a necessidade de um programa de formação continuada direcionado aos coordenadores pedagógicos, tendo em vista que eles necessitam dispor, segundo certa ordem e método, de ações que colaborem para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola, além de organizarem o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática. Então, o plano de formação continuada direcionado aos coordenadores escolares da SEFOR, tem como principais eixos: gestão e liderança; cultura de paz; legislação da educação e gerenciamento de programas e projetos educacionais; currículo, planejamento e avaliação; tecnologias e recursos didáticos. O programa de formação está atualmente em fase de desenvolvimento, sendo protagonizado pela equipe multidisciplinar da Célula de Formação, Programas e Projetos (CEFOP), tendo a proposta de formação continuada em serviço, nascendo da necessidade apontada pelo atual contexto educacional de melhorar, substancialmente, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, permitindo o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos profissionais da educação, através do direito de estudar, de reconstruir conhecimento dialogica e colaborativamente entre os pares para promover a transformação da prática. Fora desenvolvido na modalidade de ensino semipresencial, sendo utilizada a plataforma de EaD Moodle. Nesse contexto, pretende-se que essa proposta de formação continuada proporcione espaços sistemáticos para a reflexão e investigação, compartilhamento de experiências e resolução de situações problemáticas como forma de construção, ou reconstrução, de saberes.

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