VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E USO DE DROGAS NA ESCOLA SÔNIA HENRIQUES BARRETOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38890 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 4556 "titulo" => "VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E USO DE DROGAS NA ESCOLA SÔNIA HENRIQUES BARRETOS" "resumo" => "O referido estudo tem como objetivo entender e socializar uma compreensão sobre o fenômeno da violência, indisciplina escolar e o uso de drogas entre os alunos. Para tanto, precisa-se compreender que a sociedade brasileira é violenta em consequência da sua estrutura. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para entender teorias que abordassem sobre a temática em questão. A bibliografia estudada serviu de instrumento para que entendêssemos os motivos que levam aos casos de usos de drogas, de violência e indisciplina na escola. A Metodologia de pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza explicativa, com observação no cotidiano escolar, pesquisa documental nos livros de registro da escola, relatórios e entrevista com corpo técnico, direção escolar, professores e alunos. Seguindo a análise dos questionários respondidos pelos docentes, notamos que os mesmos não se sentem preparados para trabalhar com alunos que usam drogas e são violentos, pois precisam de conhecimentos técnicos da Psicologia, e demais conhecimentos para poderem lidar com essas situações e que acham muito difícil lidar com alunos violentos, que não querem estudar e ainda atrapalham os que querem. Todos os vinte cinco alunos entrevistados afirmaram que já consumiram algum tipo de drogas, dentre elas as mais citadas foram: bebidas que contém álcool etilíco, cervejas, energéticos, vodka, ice, duelo, vinho, cachaça tipo 51, skin, e outras. Que consomem tais bebidas nas festas, baladas (Boate Look, Boate Bela Vista, Akinus Bar), carnavais, na casa de amigos e até mesmo na própria Escola. Sendo que a maioria deles teve o primeiro contato por volta dos 12 anos de idade por influência de amigos e que aí gostaram, que é normal todo “mundo’ faz”. Acreditamos que as escolas, através do investimento de estratégias de ensino que valorizem o diálogo, o respeito, a solidariedade, e a corresponder habilidades de todos os envolvidos no cotidiano escolar, podem proporcionar mudanças de comportamentos, de valor e tornar o ambiente escolar mais harmônico e proporcionar a socialização e construção de saber. Assim como auxiliar, formar sujeitos autônomos e capazes de defrontar-se com a violência e a indisciplina presentes na escola, e buscar formas mais justas e aceitáveis de convivência com os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "VIOLÊNIA, INDISCIPLINA, DROGAS, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID4556_28072017164218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERONILSON MENDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERONILSON SOUSA" "autor_email" => "ero.sousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38890 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 4556 "titulo" => "VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E USO DE DROGAS NA ESCOLA SÔNIA HENRIQUES BARRETOS" "resumo" => "O referido estudo tem como objetivo entender e socializar uma compreensão sobre o fenômeno da violência, indisciplina escolar e o uso de drogas entre os alunos. Para tanto, precisa-se compreender que a sociedade brasileira é violenta em consequência da sua estrutura. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para entender teorias que abordassem sobre a temática em questão. A bibliografia estudada serviu de instrumento para que entendêssemos os motivos que levam aos casos de usos de drogas, de violência e indisciplina na escola. A Metodologia de pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza explicativa, com observação no cotidiano escolar, pesquisa documental nos livros de registro da escola, relatórios e entrevista com corpo técnico, direção escolar, professores e alunos. Seguindo a análise dos questionários respondidos pelos docentes, notamos que os mesmos não se sentem preparados para trabalhar com alunos que usam drogas e são violentos, pois precisam de conhecimentos técnicos da Psicologia, e demais conhecimentos para poderem lidar com essas situações e que acham muito difícil lidar com alunos violentos, que não querem estudar e ainda atrapalham os que querem. Todos os vinte cinco alunos entrevistados afirmaram que já consumiram algum tipo de drogas, dentre elas as mais citadas foram: bebidas que contém álcool etilíco, cervejas, energéticos, vodka, ice, duelo, vinho, cachaça tipo 51, skin, e outras. Que consomem tais bebidas nas festas, baladas (Boate Look, Boate Bela Vista, Akinus Bar), carnavais, na casa de amigos e até mesmo na própria Escola. Sendo que a maioria deles teve o primeiro contato por volta dos 12 anos de idade por influência de amigos e que aí gostaram, que é normal todo “mundo’ faz”. Acreditamos que as escolas, através do investimento de estratégias de ensino que valorizem o diálogo, o respeito, a solidariedade, e a corresponder habilidades de todos os envolvidos no cotidiano escolar, podem proporcionar mudanças de comportamentos, de valor e tornar o ambiente escolar mais harmônico e proporcionar a socialização e construção de saber. Assim como auxiliar, formar sujeitos autônomos e capazes de defrontar-se com a violência e a indisciplina presentes na escola, e buscar formas mais justas e aceitáveis de convivência com os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "VIOLÊNIA, INDISCIPLINA, DROGAS, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID4556_28072017164218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERONILSON MENDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERONILSON SOUSA" "autor_email" => "ero.sousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }