Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA EM FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO IFMA – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EVASÃO, ENSINO SUPERIOR, LICENCIATURA EM FÍSICA Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo aqui exposto apresenta resultados de um estudo exploratório realizado no domínio do curso de Licenciatura Plena em Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos. O nosso ponto de partida foi a curiosidade de entender o porquê dos altos índices de evadidos do curso. Porém, à medida que fomos nos aprofundando no assunto, percebemos que a elevada taxa de evasão é uma realidade vivenciada constantemente não apenas no IFMA, mas em todas as instituições educacionais do Brasil, agravando-se quando se analisa os cursos superiores na área de ciências exatas. Assim, compreendendo que a evasão no ensino superior é um problema de longa data, desenvolvemos a presente pesquisa com o objetivo contribuir nesse debate por meio do entendimento dos motivos que acarretam a não permanência dos discentes no curso de Licenciatura em Física do IFMA – Campus São João dos Patos. Em termos de metodologia, realizamos um levantamento de dados a respeito dos alunos evadidos junto à coordenação do curso no período de 2013 a 2014. Dentro de um universo de 30 (trinta) alunos evadidos, selecionamos aleatoriamente 15 (quinze) para serem entrevistados com a utilização de um questionário estruturado, nos possibilitando o entendimento quantitativo do fenômeno da evasão na nossa instituição. A partir desse estudo identificamos três principais fatores que parecem colaborar para a evasão do curso: dificuldades com o nível do curso; falta de incentivo por parte da instituição e dos professores em motivar a permanência do aluno; além do que parece ser o principal motivo para a evasão, qual seja, o fato do curso de Física ser uma das poucas opções de cursos superiores disponíveis na região. Isso certamente se deve ao fato da pouca valorização por parte dos governantes da carreira docente no Brasil, já que não é segredo para ninguém que o magistério é uma das profissões com pouco atratividade no nosso país. Quando se pensa nos cursos da área de exatas certamente a atratividade é ainda menor. Querer ser professor no Brasil não é algo enche os olhos dos nossos jovens.

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