UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DESSA METODOLOGIA DE ENSINO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38863 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3696 "inscrito_id" => 2912 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DESSA METODOLOGIA DE ENSINO" "resumo" => "O Ensino de Ciências é visto por muitos estudantes como uma área de estudo bastante fadigada e que os levam apenas a repetições de conceitos e decorar fórmulas e mais fórmulas sem nenhuma relação com o seu cotidiano. Com foco na Química, pode-se afirmar que é uma disciplina de grande teor de dificuldade, onde vemos que muitos alunos do Ensino Médio possuem grande resistência e vemos que muitos docentes não procuram por onde solucionar a presente situação. Podemos relacionar o fato de muitas vezes as escolas públicas não estarem adaptadas a receberem novas formas de ensino, onde verificamos que ao acontecer isso, o professor passa a ter uma limitação ao preparar e aplicar suas aulas. Deixando de lado as variadas formas de ensino, onde se pode trazer experimentação para a sala de aula e também o uso de tecnologias, como por exemplo os softwares Crocodile Chemistry e PhET Simulações. Considerando o fato de que muitos desses profissionais, não utilizam e nem se importam de buscar melhores formas de ensino para os alunos, fazendo com que a aula seja considerada chata e “desnecessária” na cabeça dos alunos e influenciando os mesmos a não quererem assistir mais as aulas ou garantirem bons resultados durante as avaliações que acontecem no decorrer do ano letivo, sendo considerado um fato intrigante pois cabe a todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem buscarem formas diferentes para fazer com que suas aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas, visando um melhor rendimento escolar de todos. Enfatizamos que não se deve utilizar somente tecnologias, mas também outras formas de ensino para melhor auxiliar a compreensão e assimilação dos conhecimentos pelos estudantes, atraindo assim esse público para as aulas de Química utilizando estratégias atrativas e contextualizadas para o ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTRAGÉGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2912_15102017163457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA" "autor_nome_curto" => "JOELLYSON SILVA" "autor_email" => "joellyson_fla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38863 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3696 "inscrito_id" => 2912 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DESSA METODOLOGIA DE ENSINO" "resumo" => "O Ensino de Ciências é visto por muitos estudantes como uma área de estudo bastante fadigada e que os levam apenas a repetições de conceitos e decorar fórmulas e mais fórmulas sem nenhuma relação com o seu cotidiano. Com foco na Química, pode-se afirmar que é uma disciplina de grande teor de dificuldade, onde vemos que muitos alunos do Ensino Médio possuem grande resistência e vemos que muitos docentes não procuram por onde solucionar a presente situação. Podemos relacionar o fato de muitas vezes as escolas públicas não estarem adaptadas a receberem novas formas de ensino, onde verificamos que ao acontecer isso, o professor passa a ter uma limitação ao preparar e aplicar suas aulas. Deixando de lado as variadas formas de ensino, onde se pode trazer experimentação para a sala de aula e também o uso de tecnologias, como por exemplo os softwares Crocodile Chemistry e PhET Simulações. Considerando o fato de que muitos desses profissionais, não utilizam e nem se importam de buscar melhores formas de ensino para os alunos, fazendo com que a aula seja considerada chata e “desnecessária” na cabeça dos alunos e influenciando os mesmos a não quererem assistir mais as aulas ou garantirem bons resultados durante as avaliações que acontecem no decorrer do ano letivo, sendo considerado um fato intrigante pois cabe a todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem buscarem formas diferentes para fazer com que suas aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas, visando um melhor rendimento escolar de todos. Enfatizamos que não se deve utilizar somente tecnologias, mas também outras formas de ensino para melhor auxiliar a compreensão e assimilação dos conhecimentos pelos estudantes, atraindo assim esse público para as aulas de Química utilizando estratégias atrativas e contextualizadas para o ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTRAGÉGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2912_15102017163457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA" "autor_nome_curto" => "JOELLYSON SILVA" "autor_email" => "joellyson_fla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }