UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PARA ALUNOS DO 5° ANO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38853 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3722 "inscrito_id" => 5730 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PARA ALUNOS DO 5° ANO" "resumo" => "No decorrer da história da humanidade há uma estreita relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza seu habitat e sua subsistência. Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria não são renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Devido a essa problemática há uma crescente preocupação em relacionar a educação com a vida do educando, este desafio não é uma novidade visando a formação de cidadãos conscientes ambientalmente, diante disso, justificou-se a execução do projeto “UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PARA ALUNOS DO 5° ANO” que em seu objetivo geral propõe aos alunos através de jogos didáticos o ensino da preservação de ambientes naturais utilizando da promoção de uma disputa saudável entre os alunos. O presente projeto foi realizado na turma de 5° ano da UEM Jadihel Carvalho no município de Caxias – MA onde foram ministradas seis aulas sendo que em duas delas ocorreu o jogo. Através deste projeto observou que com algumas dificuldades de aplicar o jogo devido terem momentos que os alunos estavam inquietos, mas conseguiram compreender a proposta e se comprometeram a dar mais importância e ampliar os cuidados com o ambiente em que vivem, pensando não só em si mesmo, mas também nos que estão a sua volta e nas gerações futuras. Tendo em vista a necessidade de se formar cidadãos conscientes, utilizando metodologias mais práticas e dinâmicas saindo do método de ensino tradicional, percebeu-se a relevância da utilização de jogo didático utilizado para atender a esta demanda, que é uma metodologia viável, pois com isso os alunos interagem, mas, e conseguem compreenderem o conteúdo que esta sendo trabalhado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5730_15102017194204.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE FERNANDO RODRIGUES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "xandyfernandocx@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38853 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3722 "inscrito_id" => 5730 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PARA ALUNOS DO 5° ANO" "resumo" => "No decorrer da história da humanidade há uma estreita relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza seu habitat e sua subsistência. Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria não são renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Devido a essa problemática há uma crescente preocupação em relacionar a educação com a vida do educando, este desafio não é uma novidade visando a formação de cidadãos conscientes ambientalmente, diante disso, justificou-se a execução do projeto “UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PARA ALUNOS DO 5° ANO” que em seu objetivo geral propõe aos alunos através de jogos didáticos o ensino da preservação de ambientes naturais utilizando da promoção de uma disputa saudável entre os alunos. O presente projeto foi realizado na turma de 5° ano da UEM Jadihel Carvalho no município de Caxias – MA onde foram ministradas seis aulas sendo que em duas delas ocorreu o jogo. Através deste projeto observou que com algumas dificuldades de aplicar o jogo devido terem momentos que os alunos estavam inquietos, mas conseguiram compreender a proposta e se comprometeram a dar mais importância e ampliar os cuidados com o ambiente em que vivem, pensando não só em si mesmo, mas também nos que estão a sua volta e nas gerações futuras. Tendo em vista a necessidade de se formar cidadãos conscientes, utilizando metodologias mais práticas e dinâmicas saindo do método de ensino tradicional, percebeu-se a relevância da utilização de jogo didático utilizado para atender a esta demanda, que é uma metodologia viável, pois com isso os alunos interagem, mas, e conseguem compreenderem o conteúdo que esta sendo trabalhado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5730_15102017194204.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE FERNANDO RODRIGUES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "xandyfernandocx@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }