EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE COM CRIANÇAS EM CLASSES HOSPITALARES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36927 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3673 "inscrito_id" => 7528 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE COM CRIANÇAS EM CLASSES HOSPITALARES" "resumo" => "As classes hospitalares são espaços em que crianças e professores experienciam aprendizagens pedagógicas emancipatórias de garantia do direito universal à educação. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de pesquisa sobre experiências com crianças em tratamento de saúde, e contribuições dessas experiências para a formação docente in loco. A pesquisa integra um projeto mais amplo, financiado pelo CNPq “Narrativas da infância: o que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância” (MICT-CNPq|EditalUniversal-14/2014, processo nº 462119/2014-9) desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividade (GRIFARS-PPGED-UFRN-CNPq). Nosso referencial teórico situa-se na encruzilhada do movimento internacional da pesquisa (auto)biográfica em educação; do movimento socioeducativo das histórias de vida em formação; dos estudos da infância e da psicologia narrativa. Como proposta metodológica, inspiramo-nos em Passeggi (2011) e realizamos o grupo reflexivo com quatro professoras de três classes hospitalares da cidade de Natal/RN. Consideramos como material empírico, narrativas autobiográficas (orais e escritas) elaboradas individualmente e em grupo, acerca de suas experiências com crianças em contexto hospitalar. A partir da perspectiva da análise interpretativista e com base nos estudos de Nóvoa (2002), os resultados indicam que as experiências com crianças em tratamento de saúde fazem parte do trabalho pedagógico das professoras e relacionam-se com três elementos dessa prática docente: a comunidade (crianças, famílias, profissionais de saúde, professores, hospital, escola); a autonomia (escolhas, responsabilidades, ética) e o conhecimento (pessoal, profissional, individual/coletivo), os quais fundamentam a formação e atuação docente “no chão do hospital”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7528_15102017132813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA CERES ANTUNES MEDEIROS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA CERES " "autor_email" => "roberta_ceres18@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36927 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3673 "inscrito_id" => 7528 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE COM CRIANÇAS EM CLASSES HOSPITALARES" "resumo" => "As classes hospitalares são espaços em que crianças e professores experienciam aprendizagens pedagógicas emancipatórias de garantia do direito universal à educação. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de pesquisa sobre experiências com crianças em tratamento de saúde, e contribuições dessas experiências para a formação docente in loco. A pesquisa integra um projeto mais amplo, financiado pelo CNPq “Narrativas da infância: o que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância” (MICT-CNPq|EditalUniversal-14/2014, processo nº 462119/2014-9) desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividade (GRIFARS-PPGED-UFRN-CNPq). Nosso referencial teórico situa-se na encruzilhada do movimento internacional da pesquisa (auto)biográfica em educação; do movimento socioeducativo das histórias de vida em formação; dos estudos da infância e da psicologia narrativa. Como proposta metodológica, inspiramo-nos em Passeggi (2011) e realizamos o grupo reflexivo com quatro professoras de três classes hospitalares da cidade de Natal/RN. Consideramos como material empírico, narrativas autobiográficas (orais e escritas) elaboradas individualmente e em grupo, acerca de suas experiências com crianças em contexto hospitalar. A partir da perspectiva da análise interpretativista e com base nos estudos de Nóvoa (2002), os resultados indicam que as experiências com crianças em tratamento de saúde fazem parte do trabalho pedagógico das professoras e relacionam-se com três elementos dessa prática docente: a comunidade (crianças, famílias, profissionais de saúde, professores, hospital, escola); a autonomia (escolhas, responsabilidades, ética) e o conhecimento (pessoal, profissional, individual/coletivo), os quais fundamentam a formação e atuação docente “no chão do hospital”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7528_15102017132813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA CERES ANTUNES MEDEIROS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA CERES " "autor_email" => "roberta_ceres18@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }