A IMPORTÂNCIA DO DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: AMPLIANDO OUTROS OLHARES NO ESPAÇO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35338 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 3035 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: AMPLIANDO OUTROS OLHARES NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho versa sobre a importância e inserção do debate das Relações Étnico-Raciais: ampliando Outros olhares no espaço escolar. Como também é fruto de compreensões de um projeto apresentado à disciplina: Estágio Supervisionado III em Gestão Educacional, no curso de Pedagogia, no Centro Acadêmico do Agreste-CAA, Universidade Federal de Pernambuco. Para o desenvolvimento deste trabalho abordamos como objetivo geral: Compreender a importância e necessidade de valorização dos saberes das Culturas Negras e Indígenas por meio da inserção dos conteúdos nos currículos escolares. Para tanto, nossos objetivos específicos são: a) Apresentar compreensões sobre as políticas de ações afirmativas que visam à inclusão nos currículos oficiais sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais; c) Apresentar materiais didáticos que possam contribuir por uma prática pedagógica dos/as professores/as em sala de aula sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este trabalho é de natureza qualitativa (FLICK, 2009), abordando uma entrevista semiestruturada a partir das compreensões de Minayo (2000). Dessa forma, após o primeiro contato e diálogo com a gestão, pudemos nos debruçar na construção deste projeto que foi apresentado a gestora e a coordenadora geral da instituição “Anexo” com a exposição dos slides. Portanto, compreendemos o quanto este trabalho pode contribuir para um olhar crítico sobre o que é apresentado nas escolas sobre o conhecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribuir a partir dos materiais expostos, por uma possibilidade de ser trabalhado nas salas de aula saberes que valorizam e despertem um olhar crítico nos discentes. Após o término do trabalho (apresentação, exposição, debate e reflexão) foi explicitado por esta equipe o compromisso de realizarem não só debates entre os professores/as (para a inserção desse diálogo na práxis dos docentes), mas com todo grupo escolar (funcionários e a comunidade familiar)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, AÇÕES AFIRMATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID3035_29092017175350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA IVENI" "autor_email" => "ivenilima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35338 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 3035 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: AMPLIANDO OUTROS OLHARES NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho versa sobre a importância e inserção do debate das Relações Étnico-Raciais: ampliando Outros olhares no espaço escolar. Como também é fruto de compreensões de um projeto apresentado à disciplina: Estágio Supervisionado III em Gestão Educacional, no curso de Pedagogia, no Centro Acadêmico do Agreste-CAA, Universidade Federal de Pernambuco. Para o desenvolvimento deste trabalho abordamos como objetivo geral: Compreender a importância e necessidade de valorização dos saberes das Culturas Negras e Indígenas por meio da inserção dos conteúdos nos currículos escolares. Para tanto, nossos objetivos específicos são: a) Apresentar compreensões sobre as políticas de ações afirmativas que visam à inclusão nos currículos oficiais sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais; c) Apresentar materiais didáticos que possam contribuir por uma prática pedagógica dos/as professores/as em sala de aula sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este trabalho é de natureza qualitativa (FLICK, 2009), abordando uma entrevista semiestruturada a partir das compreensões de Minayo (2000). Dessa forma, após o primeiro contato e diálogo com a gestão, pudemos nos debruçar na construção deste projeto que foi apresentado a gestora e a coordenadora geral da instituição “Anexo” com a exposição dos slides. Portanto, compreendemos o quanto este trabalho pode contribuir para um olhar crítico sobre o que é apresentado nas escolas sobre o conhecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribuir a partir dos materiais expostos, por uma possibilidade de ser trabalhado nas salas de aula saberes que valorizam e despertem um olhar crítico nos discentes. Após o término do trabalho (apresentação, exposição, debate e reflexão) foi explicitado por esta equipe o compromisso de realizarem não só debates entre os professores/as (para a inserção desse diálogo na práxis dos docentes), mas com todo grupo escolar (funcionários e a comunidade familiar)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, AÇÕES AFIRMATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID3035_29092017175350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA IVENI" "autor_email" => "ivenilima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }