Este trabalho versa sobre a importância e inserção do debate das Relações Étnico-Raciais: ampliando Outros olhares no espaço escolar. Como também é fruto de compreensões de um projeto apresentado à disciplina: Estágio Supervisionado III em Gestão Educacional, no curso de Pedagogia, no Centro Acadêmico do Agreste-CAA, Universidade Federal de Pernambuco. Para o desenvolvimento deste trabalho abordamos como objetivo geral: Compreender a importância e necessidade de valorização dos saberes das Culturas Negras e Indígenas por meio da inserção dos conteúdos nos currículos escolares. Para tanto, nossos objetivos específicos são: a) Apresentar compreensões sobre as políticas de ações afirmativas que visam à inclusão nos currículos oficiais sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais; c) Apresentar materiais didáticos que possam contribuir por uma prática pedagógica dos/as professores/as em sala de aula sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este trabalho é de natureza qualitativa (FLICK, 2009), abordando uma entrevista semiestruturada a partir das compreensões de Minayo (2000). Dessa forma, após o primeiro contato e diálogo com a gestão, pudemos nos debruçar na construção deste projeto que foi apresentado a gestora e a coordenadora geral da instituição “Anexo” com a exposição dos slides. Portanto, compreendemos o quanto este trabalho pode contribuir para um olhar crítico sobre o que é apresentado nas escolas sobre o conhecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribuir a partir dos materiais expostos, por uma possibilidade de ser trabalhado nas salas de aula saberes que valorizam e despertem um olhar crítico nos discentes. Após o término do trabalho (apresentação, exposição, debate e reflexão) foi explicitado por esta equipe o compromisso de realizarem não só debates entre os professores/as (para a inserção desse diálogo na práxis dos docentes), mas com todo grupo escolar (funcionários e a comunidade familiar).