COELHO, Mônica Silva. Formação de professores: a relação teoria e prática. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3884>. Acesso em: 20/11/2024 08:36
O estudo em questão versa sobre a problemática da formação de professores partindo da relação teoria e prática, procurando analisar se os professores conseguem articular os aspectos teóricos e práticos nas suas práticas pedagógicas. Para obtermos os dados necessários, optamos pela abordagem qualitativa, escolhendo dois instrumentos de coleta de dados, entrevista semi-estruturada e observações da prática pedagógica de três professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Na pesperpectiva de interpretação de dados a mediação e a totalidade se fizeram essenciais. Essa problemática é oriunda da separação de dois aspectos indissociáveis da função docente: o conteúdo e a forma. Dessa maneira, o dilema que se apresenta é a dificuldade de articulá-los. Nesse sentido discutimos a práxis e suas possibilidades. Dentre outras discussões, servimo-nos do pensamento freiriano, defendendo que o ato de ensinar exige autonomia e reflexão sobre a prática forme um cidadão consciente e transformador da sociedade.