O Ensino de História ainda é algo pouco valorizado no processo de ensino-aprendizado, porém o mesmo se torna mais prazeroso quando se realiza por meio de jogos e brincadeiras e, portanto, que esteja inserido no contexto social e cultural do aluno. Assim sendo presente artigo objetiva dialogar sobre os novos “formatos” no âmbito da Educação, enfatizando, porém, o brincar no Ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, que pode tornar-se um recurso didático e metodológico bastante relevante para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos históricos. A pesquisa possui como embasamento teórico, por meio do qual, procura-se possibilitar a reflexão do docente sobre a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras como suporte a sua prática pedagógica, com a finalidade de tornar nas aulas de História mais dinâmicas e atraentes aos estudantes. Discutiremos, ainda, a partir de trabalhos, desenvolvidos por diversos estudiosos, da área educacional, mencionados neste estudo, sobre atividades lúdicas e seu uso pedagógico na sala de aula, refletindo sobre a relevância de adotar o brincar como ferramenta auxiliadora para uma aprendizagem significativa da História.