Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLETINDO SOBRE O BRINCAR NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO DIDÁTICO, ATIVIDADES LÚDICAS, APRENDIZAGEM. Comunicação Oral(CO) GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3770
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 969
    "titulo" => "REFLETINDO SOBRE O BRINCAR NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Ensino de História ainda é algo pouco valorizado no processo de ensino-aprendizado, porém o mesmo se torna mais prazeroso  quando se realiza por meio de jogos e brincadeiras e, portanto, que esteja inserido no contexto social e cultural do aluno. Assim sendo presente artigo objetiva dialogar sobre os novos “formatos” no âmbito da Educação, enfatizando, porém, o brincar no Ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, que pode tornar-se um recurso didático e metodológico bastante relevante para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos históricos. A pesquisa possui como embasamento teórico, por meio do qual, procura-se possibilitar a reflexão do docente sobre a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras como suporte a sua prática pedagógica, com a finalidade de tornar nas aulas de História mais dinâmicas e atraentes aos estudantes. Discutiremos, ainda, a partir de trabalhos, desenvolvidos por diversos estudiosos, da área educacional, mencionados neste estudo, sobre atividades lúdicas e seu uso pedagógico na sala de aula, refletindo sobre a relevância de adotar o brincar como ferramenta auxiliadora para uma aprendizagem significativa da História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO DIDÁTICO, ATIVIDADES LÚDICAS, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_969_30ea29ac3cedfad9db719a58a6f3ac85.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA BENTO"
    "autor_email" => "lucianabento.cz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3770
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 969
    "titulo" => "REFLETINDO SOBRE O BRINCAR NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Ensino de História ainda é algo pouco valorizado no processo de ensino-aprendizado, porém o mesmo se torna mais prazeroso  quando se realiza por meio de jogos e brincadeiras e, portanto, que esteja inserido no contexto social e cultural do aluno. Assim sendo presente artigo objetiva dialogar sobre os novos “formatos” no âmbito da Educação, enfatizando, porém, o brincar no Ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, que pode tornar-se um recurso didático e metodológico bastante relevante para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos históricos. A pesquisa possui como embasamento teórico, por meio do qual, procura-se possibilitar a reflexão do docente sobre a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras como suporte a sua prática pedagógica, com a finalidade de tornar nas aulas de História mais dinâmicas e atraentes aos estudantes. Discutiremos, ainda, a partir de trabalhos, desenvolvidos por diversos estudiosos, da área educacional, mencionados neste estudo, sobre atividades lúdicas e seu uso pedagógico na sala de aula, refletindo sobre a relevância de adotar o brincar como ferramenta auxiliadora para uma aprendizagem significativa da História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO DIDÁTICO, ATIVIDADES LÚDICAS, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_969_30ea29ac3cedfad9db719a58a6f3ac85.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA BENTO"
    "autor_email" => "lucianabento.cz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O Ensino de História ainda é algo pouco valorizado no processo de ensino-aprendizado, porém o mesmo se torna mais prazeroso quando se realiza por meio de jogos e brincadeiras e, portanto, que esteja inserido no contexto social e cultural do aluno. Assim sendo presente artigo objetiva dialogar sobre os novos “formatos” no âmbito da Educação, enfatizando, porém, o brincar no Ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, que pode tornar-se um recurso didático e metodológico bastante relevante para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos históricos. A pesquisa possui como embasamento teórico, por meio do qual, procura-se possibilitar a reflexão do docente sobre a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras como suporte a sua prática pedagógica, com a finalidade de tornar nas aulas de História mais dinâmicas e atraentes aos estudantes. Discutiremos, ainda, a partir de trabalhos, desenvolvidos por diversos estudiosos, da área educacional, mencionados neste estudo, sobre atividades lúdicas e seu uso pedagógico na sala de aula, refletindo sobre a relevância de adotar o brincar como ferramenta auxiliadora para uma aprendizagem significativa da História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.