Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA VISUAL: UM CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL PARA CRIANÇAS SURDAS.

Palavra-chaves: LITERATURA VISUAL, SURDOS, LÍNGUA DE SINAIS Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho traz uma reflexão sobre a literatura infantil em uma perspectiva visual, traçando um breve panorama de como era antigamente e como se apresenta hoje para a comunidade surda, mostrando os principais meios de difusão desta modalidade literária. Os surdos enfrentaram por anos a proibição de usurem sua língua – Libras (Língua Brasileira de Sinais), que refletiu na carência de acesso e criações de literaturas visuais, bem como na falta de conhecimentos sobre sua própria literatura construída no passado, resultando em prejuízos incalculáveis para as gerações seguintes da comunidade. Considerando os empecilhos enfrentados pelos surdos em uma sociedade majoritária ouvinte, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da literatura visual no desenvolvimento de crianças surdas, as quais podem ser beneficiadas no processo de alfabetização e identificação cultural com um grupo, favorecendo na sua própria aceitação com uma identidade surda, desenvolvimento cognitivo, descritiva, social e afetivo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Tendo como fonte artigos sobre a literatura visual escrito por autores surdos e pesquisadores da área. Percebeu-se que, as literaturas visuais existem e ganham destaque, com as primeiras publicações em vídeo no ano de 1999, registrando um aumento considerável até os dias atuais, mas ainda precisam estar mais presentes no cotidiano educacional, especialmente, no contexto das crianças surdas, que muitas vezes o acesso as literaturas sinalizadas ficam restritas ao espaço escolar. Assim, os professores de Libras precisam estar empenhados em formar leitores visuais, que poderão ser, no futuro, criadores de suas próprias produções literárias, fortalecendo a comunidade surda.

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