Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE PEDAGOGIA – UEPB CAMPUS III.

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir, contribuições das experiências obtidas no semestre 2016.2, analisando e construindo saberes a partir de práticas vivenciadas na creche Hermelinda Emília Dantas, localizada na cidade de Guarabira - PB, na turma do maternal I e maternal II, da referida creche, envolvendo 25 crianças com faixa etária entre 0 à 4 anos através do estágio supervisionado I, no curso de pedagogia turma 2013.1/noite, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-CAMPUSIII). Tendo como proposta a análise da prática pedagógica que é constituída em torno do processo de reflexão, ação e reflexão, favorecendo a articulação entre a pesquisa e o ensino, objetivando fundamentar e fortalecer a prática docente na educação infantil em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da inte¬ração entre a creche e os graduandos da licenciatura. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos ao longo do Estagio supervisionado I:pesquisa-ação, pesquisa bibliográfica e observação participante. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); BIANCHI(1988), SAVIANI (2005), THIOLLENT (2008) e dentre outros. Tomando como pressuposto as experiências vivenciadas, é possível afirmar que o estágio supervisionado contribuiu efetivamente na ação pedagógica por meio da reflexão entre a teoria e prática. A creche é um ambiente promotor de aprendizagem com caráter humano e familiar e desenvolve um papel muito importante não só no que diz respeito ao cuidado para com as crianças mais também como suporte social e educacional para a comunidade. O trabalho na educação infantil requer investigações para que aconteça de forma planejada sempre com uma proposta de incentivar o desenvolvimento, quer seja o motor, o cognitivo, o social, ou emocional. As atividades apresentadas contemplaram novas metodologias de ensino sendo elas criativas e diversificadas, com atividades atrativas que concentraram a atenção das crianças, proporcionando a problematização acerca de propostas inovadoras, melhorando e garantindo uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.