O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37851 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2061 "inscrito_id" => 140 "titulo" => "O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem como tema central o pedagogo no ensino da matemática, para a realização do mesmo foi tido como base de pesquisas e estudos experiências advindas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), pois o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como base de estudo foi levada en consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de matemática, pois a mesma é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. O PIBID como ponto de apoio a pesquisa foi de extrema importância, pois o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o mesmo deve ter domínio de todas. Tendo esse norte foi possível analisar de forma o pedagogo ensina a disciplina, além do mais foi possível no decorrer da execução do projeto dinamizar as aulas de matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão é concluído apontando como perspectiva uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos alunos, mas que leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se deve memorizar, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ENSINO DA MATEMÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID140_11092017165615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON MARINHO DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "EWERTON" "autor_email" => "ewertonejesus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37851 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2061 "inscrito_id" => 140 "titulo" => "O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem como tema central o pedagogo no ensino da matemática, para a realização do mesmo foi tido como base de pesquisas e estudos experiências advindas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), pois o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como base de estudo foi levada en consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de matemática, pois a mesma é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. O PIBID como ponto de apoio a pesquisa foi de extrema importância, pois o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o mesmo deve ter domínio de todas. Tendo esse norte foi possível analisar de forma o pedagogo ensina a disciplina, além do mais foi possível no decorrer da execução do projeto dinamizar as aulas de matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão é concluído apontando como perspectiva uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos alunos, mas que leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se deve memorizar, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ENSINO DA MATEMÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID140_11092017165615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON MARINHO DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "EWERTON" "autor_email" => "ewertonejesus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }