Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ENSINO DA MATEMÁTICA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37851
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2061
    "inscrito_id" => 140
    "titulo" => "O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como tema central o pedagogo no ensino da matemática, para a realização do mesmo foi tido como base de pesquisas e estudos experiências advindas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), pois o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como base de estudo foi levada en consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de matemática, pois a mesma é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. O PIBID como ponto de apoio a pesquisa foi de extrema importância, pois o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o mesmo deve ter domínio de todas. Tendo esse norte foi possível analisar de forma o pedagogo ensina a disciplina, além do mais foi possível no decorrer da execução do projeto dinamizar as aulas de matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão é concluído apontando como perspectiva uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos  alunos, mas que leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se deve memorizar, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ENSINO DA MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID140_11092017165615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON MARINHO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON"
    "autor_email" => "ewertonejesus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37851
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2061
    "inscrito_id" => 140
    "titulo" => "O PEDAGOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como tema central o pedagogo no ensino da matemática, para a realização do mesmo foi tido como base de pesquisas e estudos experiências advindas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), pois o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como base de estudo foi levada en consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de matemática, pois a mesma é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. O PIBID como ponto de apoio a pesquisa foi de extrema importância, pois o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o mesmo deve ter domínio de todas. Tendo esse norte foi possível analisar de forma o pedagogo ensina a disciplina, além do mais foi possível no decorrer da execução do projeto dinamizar as aulas de matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão é concluído apontando como perspectiva uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos  alunos, mas que leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se deve memorizar, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ENSINO DA MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID140_11092017165615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON MARINHO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON"
    "autor_email" => "ewertonejesus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como tema central o pedagogo no ensino da matemática, para a realização do mesmo foi tido como base de pesquisas e estudos experiências advindas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), pois o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como base de estudo foi levada en consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de matemática, pois a mesma é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. O PIBID como ponto de apoio a pesquisa foi de extrema importância, pois o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o mesmo deve ter domínio de todas. Tendo esse norte foi possível analisar de forma o pedagogo ensina a disciplina, além do mais foi possível no decorrer da execução do projeto dinamizar as aulas de matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão é concluído apontando como perspectiva uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos alunos, mas que leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se deve memorizar, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.