LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37317 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1252 "inscrito_id" => 2908 "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR." "resumo" => """ Resumo: A escola é um lugar em que as pessoas se interagem mutuamente, seja pela língua que falam ou por meio de práticas culturais comuns. Por isso é importante que atributos como a cor da pele, textura do cabelo e constituição física não faça a menor diferença para aqueles que ali estão inseridos. Sabemos que o cenário atual passa pelo o reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, não concebendo as diferenças culturais como sinônimos de inferioridade ou desigualdade. Neste contexto, considerando que a escola tem um papel a cumprir, será apresentado neste artigo um relato de experiência de um projeto pedagógico desenvolvido com o livro de literatura infantil: Pretinho meu boneco querido, vivenciado com turmas do ciclo de alfabetização das séries iniciais do 1º a 3º ano de uma escola pública na zona rural de Massaranduba na Paraíba, estas ações teve como objetivo conscientizar os educandos para uma reversão do imaginário social sobre o processo racial a partir de uma nova prática pedagógica. O trabalho descreve todas as etapas vivenciadas em sala de aula e nas casas das famílias dos alunos. O livro de Literatura usado nas rodas de leitura e no desenvolvimento de todo o projeto se constituiu como um elemento chave na construção desse espaço, pois possibilitou através das discussões e oficinas desenvolvidas a aquisição de novos conhecimentos a cerca do racismo e se possível até mudar a realidade e quebrar antigos paradigmas. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas como sendo significativas para as crianças.\r\n Palavras-chave: Escola, Preconceito, Desigualdade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ESCOLA, PRECONCEITO, DESIGUALDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID2908_09092017215529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "SANDRA RODRIGUE" "autor_email" => "sandra.amorimm@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37317 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1252 "inscrito_id" => 2908 "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR." "resumo" => """ Resumo: A escola é um lugar em que as pessoas se interagem mutuamente, seja pela língua que falam ou por meio de práticas culturais comuns. Por isso é importante que atributos como a cor da pele, textura do cabelo e constituição física não faça a menor diferença para aqueles que ali estão inseridos. Sabemos que o cenário atual passa pelo o reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, não concebendo as diferenças culturais como sinônimos de inferioridade ou desigualdade. Neste contexto, considerando que a escola tem um papel a cumprir, será apresentado neste artigo um relato de experiência de um projeto pedagógico desenvolvido com o livro de literatura infantil: Pretinho meu boneco querido, vivenciado com turmas do ciclo de alfabetização das séries iniciais do 1º a 3º ano de uma escola pública na zona rural de Massaranduba na Paraíba, estas ações teve como objetivo conscientizar os educandos para uma reversão do imaginário social sobre o processo racial a partir de uma nova prática pedagógica. O trabalho descreve todas as etapas vivenciadas em sala de aula e nas casas das famílias dos alunos. O livro de Literatura usado nas rodas de leitura e no desenvolvimento de todo o projeto se constituiu como um elemento chave na construção desse espaço, pois possibilitou através das discussões e oficinas desenvolvidas a aquisição de novos conhecimentos a cerca do racismo e se possível até mudar a realidade e quebrar antigos paradigmas. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas como sendo significativas para as crianças.\r\n Palavras-chave: Escola, Preconceito, Desigualdade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ESCOLA, PRECONCEITO, DESIGUALDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID2908_09092017215529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "SANDRA RODRIGUE" "autor_email" => "sandra.amorimm@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }