Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR.

Palavra-chaves: ESCOLA, PRECONCEITO, DESIGUALDADE Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37317
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1252
    "inscrito_id" => 2908
    "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO  PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => """
      Resumo: A escola é um lugar em que as pessoas se interagem mutuamente, seja pela língua que falam ou por meio de práticas culturais comuns. Por isso é importante que atributos como a cor da pele, textura do cabelo e constituição física não faça a menor diferença para aqueles que ali estão inseridos. Sabemos que o cenário atual passa pelo o reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, não concebendo as diferenças culturais como sinônimos de inferioridade ou desigualdade.  Neste contexto, considerando que a escola tem um papel a cumprir, será apresentado neste artigo um relato de experiência de um projeto pedagógico desenvolvido com o livro de literatura infantil: Pretinho meu boneco querido, vivenciado com turmas do ciclo de alfabetização das séries iniciais do 1º a 3º ano de uma escola pública na zona rural de Massaranduba na Paraíba, estas ações teve como objetivo conscientizar os educandos para uma reversão do imaginário social sobre o processo racial a partir de uma nova prática pedagógica.  O trabalho descreve todas as etapas vivenciadas em sala de aula e nas casas das famílias dos alunos. O livro de Literatura usado nas rodas de leitura e no desenvolvimento de todo o projeto se constituiu como um elemento chave na construção desse espaço, pois possibilitou através das discussões e oficinas desenvolvidas a aquisição de novos conhecimentos a cerca do racismo e se possível até mudar a realidade e quebrar antigos paradigmas. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas como sendo significativas para as crianças.\r\n
      Palavras-chave: Escola, Preconceito, Desigualdade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, PRECONCEITO, DESIGUALDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID2908_09092017215529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA RODRIGUES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA RODRIGUE"
    "autor_email" => "sandra.amorimm@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37317
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1252
    "inscrito_id" => 2908
    "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO  PRECONCEITO RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => """
      Resumo: A escola é um lugar em que as pessoas se interagem mutuamente, seja pela língua que falam ou por meio de práticas culturais comuns. Por isso é importante que atributos como a cor da pele, textura do cabelo e constituição física não faça a menor diferença para aqueles que ali estão inseridos. Sabemos que o cenário atual passa pelo o reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, não concebendo as diferenças culturais como sinônimos de inferioridade ou desigualdade.  Neste contexto, considerando que a escola tem um papel a cumprir, será apresentado neste artigo um relato de experiência de um projeto pedagógico desenvolvido com o livro de literatura infantil: Pretinho meu boneco querido, vivenciado com turmas do ciclo de alfabetização das séries iniciais do 1º a 3º ano de uma escola pública na zona rural de Massaranduba na Paraíba, estas ações teve como objetivo conscientizar os educandos para uma reversão do imaginário social sobre o processo racial a partir de uma nova prática pedagógica.  O trabalho descreve todas as etapas vivenciadas em sala de aula e nas casas das famílias dos alunos. O livro de Literatura usado nas rodas de leitura e no desenvolvimento de todo o projeto se constituiu como um elemento chave na construção desse espaço, pois possibilitou através das discussões e oficinas desenvolvidas a aquisição de novos conhecimentos a cerca do racismo e se possível até mudar a realidade e quebrar antigos paradigmas. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas como sendo significativas para as crianças.\r\n
      Palavras-chave: Escola, Preconceito, Desigualdade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, PRECONCEITO, DESIGUALDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID2908_09092017215529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA RODRIGUES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA RODRIGUE"
    "autor_email" => "sandra.amorimm@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: A escola é um lugar em que as pessoas se interagem mutuamente, seja pela língua que falam ou por meio de práticas culturais comuns. Por isso é importante que atributos como a cor da pele, textura do cabelo e constituição física não faça a menor diferença para aqueles que ali estão inseridos. Sabemos que o cenário atual passa pelo o reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, não concebendo as diferenças culturais como sinônimos de inferioridade ou desigualdade. Neste contexto, considerando que a escola tem um papel a cumprir, será apresentado neste artigo um relato de experiência de um projeto pedagógico desenvolvido com o livro de literatura infantil: Pretinho meu boneco querido, vivenciado com turmas do ciclo de alfabetização das séries iniciais do 1º a 3º ano de uma escola pública na zona rural de Massaranduba na Paraíba, estas ações teve como objetivo conscientizar os educandos para uma reversão do imaginário social sobre o processo racial a partir de uma nova prática pedagógica. O trabalho descreve todas as etapas vivenciadas em sala de aula e nas casas das famílias dos alunos. O livro de Literatura usado nas rodas de leitura e no desenvolvimento de todo o projeto se constituiu como um elemento chave na construção desse espaço, pois possibilitou através das discussões e oficinas desenvolvidas a aquisição de novos conhecimentos a cerca do racismo e se possível até mudar a realidade e quebrar antigos paradigmas. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas como sendo significativas para as crianças. Palavras-chave: Escola, Preconceito, Desigualdade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.