ÁGUA É VIDA: EXPLORANDO PROPRIEDADES FÍSICO–QUÍMICAS
E O USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA ÁGUA NO ENSINO DE
QUÍMICA
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E a ciência vem atrelar conhecimentos a estes\r\n contribuindo assim, para o desenvolvimento da cidadania. No ramo das ciências se destaca neste\r\n contexto a química que vem por sua vez da sua parcela de contribuição. Dentro deste âmbito o\r\n presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de trabalhar conhecimentos relacionados ao uso e\r\n preservação da água, bem como, suas propriedades físico-químicas. O mesmo foi vivenciado durante a\r\n realização de oficina tendo como público alvo o 9° ano do ensino fundamental, da escola Três Marias\r\n de Floresta – PE. Durante a realização da oficina foram vivenciadas várias atividades, dentre estas,\r\n experimentos que demostravam algumas das propriedades físico-química da água, como por exemplo\r\n a capilaridade, a tensão superficial, os pontos de fusão e ebulição, o arranjo geométrico da molécula de\r\n água e inda houve aula expositiva tendo como recurso o uso de vídeo aulas retiradas do YouTube,\r\n analise microbiológica da água, realização de capela e confecção de cartazes pelos discentes. A análise\r\n do rendimento do trabalho se deu mediante a aplicação de atividade a priori e posteriori e da avaliação\r\n de todo desenvolvimento do projeto. 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