Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÁGUA É VIDA: EXPLORANDO PROPRIEDADES FÍSICO–QUÍMICAS E O USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA ÁGUA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: QUÍMICA, ÁGUA, ENSINO CONTEXTUALIZADO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35740
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3559
    "inscrito_id" => 8793
    "titulo" => """
      ÁGUA É VIDA: EXPLORANDO PROPRIEDADES FÍSICO–QUÍMICAS\r\n
      E O USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA ÁGUA NO ENSINO DE\r\n
      QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      A utilização de água de forma cautelosa e ciente, bem como a disposição de conhecimentos\r\n
      mais aprofundado a respeito desta substância composta por dois tipos de átomos, ou seja, um átomo de\r\n
      oxigênio e dois átomos de hidrogênio, arranjada numa combinação e numa estrutura geométrica que\r\n
      dá a esta características físico-químicas muito específicas e faz desta algo tão fundamental à vida é de\r\n
      suma importância para a formação, do ser cidadão. E a ciência vem atrelar conhecimentos a estes\r\n
      contribuindo assim, para o desenvolvimento da cidadania. No ramo das ciências se destaca neste\r\n
      contexto a química que vem por sua vez da sua parcela de contribuição. Dentro deste âmbito o\r\n
      presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de trabalhar conhecimentos relacionados ao uso e\r\n
      preservação da água, bem como, suas propriedades físico-químicas. O mesmo foi vivenciado durante a\r\n
      realização de oficina tendo como público alvo o 9° ano do ensino fundamental, da escola Três Marias\r\n
      de Floresta – PE. Durante a realização da oficina foram vivenciadas várias atividades, dentre estas,\r\n
      experimentos que demostravam algumas das propriedades físico-química da água, como por exemplo\r\n
      a capilaridade, a tensão superficial, os pontos de fusão e ebulição, o arranjo geométrico da molécula de\r\n
      água e inda houve aula expositiva tendo como recurso o uso de vídeo aulas retiradas do YouTube,\r\n
      analise microbiológica da água, realização de capela e confecção de cartazes pelos discentes. A análise\r\n
      do rendimento do trabalho se deu mediante a aplicação de atividade a priori e posteriori e da avaliação\r\n
      de todo desenvolvimento do projeto.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, ÁGUA, ENSINO CONTEXTUALIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8793_14102017144130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA NUNES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA "
    "autor_email" => "a.carolinanunes2014@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35740
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3559
    "inscrito_id" => 8793
    "titulo" => """
      ÁGUA É VIDA: EXPLORANDO PROPRIEDADES FÍSICO–QUÍMICAS\r\n
      E O USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA ÁGUA NO ENSINO DE\r\n
      QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      A utilização de água de forma cautelosa e ciente, bem como a disposição de conhecimentos\r\n
      mais aprofundado a respeito desta substância composta por dois tipos de átomos, ou seja, um átomo de\r\n
      oxigênio e dois átomos de hidrogênio, arranjada numa combinação e numa estrutura geométrica que\r\n
      dá a esta características físico-químicas muito específicas e faz desta algo tão fundamental à vida é de\r\n
      suma importância para a formação, do ser cidadão. E a ciência vem atrelar conhecimentos a estes\r\n
      contribuindo assim, para o desenvolvimento da cidadania. No ramo das ciências se destaca neste\r\n
      contexto a química que vem por sua vez da sua parcela de contribuição. Dentro deste âmbito o\r\n
      presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de trabalhar conhecimentos relacionados ao uso e\r\n
      preservação da água, bem como, suas propriedades físico-químicas. O mesmo foi vivenciado durante a\r\n
      realização de oficina tendo como público alvo o 9° ano do ensino fundamental, da escola Três Marias\r\n
      de Floresta – PE. Durante a realização da oficina foram vivenciadas várias atividades, dentre estas,\r\n
      experimentos que demostravam algumas das propriedades físico-química da água, como por exemplo\r\n
      a capilaridade, a tensão superficial, os pontos de fusão e ebulição, o arranjo geométrico da molécula de\r\n
      água e inda houve aula expositiva tendo como recurso o uso de vídeo aulas retiradas do YouTube,\r\n
      analise microbiológica da água, realização de capela e confecção de cartazes pelos discentes. A análise\r\n
      do rendimento do trabalho se deu mediante a aplicação de atividade a priori e posteriori e da avaliação\r\n
      de todo desenvolvimento do projeto.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, ÁGUA, ENSINO CONTEXTUALIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8793_14102017144130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA NUNES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA "
    "autor_email" => "a.carolinanunes2014@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização de água de forma cautelosa e ciente, bem como a disposição de conhecimentos mais aprofundado a respeito desta substância composta por dois tipos de átomos, ou seja, um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, arranjada numa combinação e numa estrutura geométrica que dá a esta características físico-químicas muito específicas e faz desta algo tão fundamental à vida é de suma importância para a formação, do ser cidadão. E a ciência vem atrelar conhecimentos a estes contribuindo assim, para o desenvolvimento da cidadania. No ramo das ciências se destaca neste contexto a química que vem por sua vez da sua parcela de contribuição. Dentro deste âmbito o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de trabalhar conhecimentos relacionados ao uso e preservação da água, bem como, suas propriedades físico-químicas. O mesmo foi vivenciado durante a realização de oficina tendo como público alvo o 9° ano do ensino fundamental, da escola Três Marias de Floresta – PE. Durante a realização da oficina foram vivenciadas várias atividades, dentre estas, experimentos que demostravam algumas das propriedades físico-química da água, como por exemplo a capilaridade, a tensão superficial, os pontos de fusão e ebulição, o arranjo geométrico da molécula de água e inda houve aula expositiva tendo como recurso o uso de vídeo aulas retiradas do YouTube, analise microbiológica da água, realização de capela e confecção de cartazes pelos discentes. A análise do rendimento do trabalho se deu mediante a aplicação de atividade a priori e posteriori e da avaliação de todo desenvolvimento do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.