NASCIMENTO, Ana Carolina Nunes Do et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35740>. Acesso em: 23/12/2024 00:46
A utilização de água de forma cautelosa e ciente, bem como a disposição de conhecimentos mais aprofundado a respeito desta substância composta por dois tipos de átomos, ou seja, um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, arranjada numa combinação e numa estrutura geométrica que dá a esta características físico-químicas muito específicas e faz desta algo tão fundamental à vida é de suma importância para a formação, do ser cidadão. E a ciência vem atrelar conhecimentos a estes contribuindo assim, para o desenvolvimento da cidadania. No ramo das ciências se destaca neste contexto a química que vem por sua vez da sua parcela de contribuição. Dentro deste âmbito o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de trabalhar conhecimentos relacionados ao uso e preservação da água, bem como, suas propriedades físico-químicas. O mesmo foi vivenciado durante a realização de oficina tendo como público alvo o 9° ano do ensino fundamental, da escola Três Marias de Floresta – PE. Durante a realização da oficina foram vivenciadas várias atividades, dentre estas, experimentos que demostravam algumas das propriedades físico-química da água, como por exemplo a capilaridade, a tensão superficial, os pontos de fusão e ebulição, o arranjo geométrico da molécula de água e inda houve aula expositiva tendo como recurso o uso de vídeo aulas retiradas do YouTube, analise microbiológica da água, realização de capela e confecção de cartazes pelos discentes. A análise do rendimento do trabalho se deu mediante a aplicação de atividade a priori e posteriori e da avaliação de todo desenvolvimento do projeto.