ANTUNES, Rosária Ribeiro. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38756>. Acesso em: 05/11/2024 03:19
A partir da década de 60, encontros e conferências entre países aconteceram com o objetivo de realizar reflexões referente a noção do desenvolvimento do homem sobre a natureza. Isso envolvia, portanto, os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Os diálogos referentes a essas questões em âmbito global tiveram início, mais precisamente, desde 1968, no entanto para que os documentos fossem, de fato, colocados em prática, todos os campos políticos, econômicos e sociais precisariam estar abertos a um diálogo de mudanças de maneira que possibilitassem a refletir e sentir a realidade do meio ambiente na contemporaneidade. Chegava à discussão a respeito da possibilidade de se promover um crescimento econômico menos nocivo ao meio ambiente, e qual a relação deste com o futuro da humanidade. Surge então a educação ambiental como contribuição para o ensino-aprendizagem dos sujeitos e sua formação crítica e reflexiva quanto ao tema. No entanto, ela será trabalhada dentro dos temas transversais ou de modo interdisciplinar, e não como matéria especifica. Isso mostra então, que as escolas devem se abrir a novas abordagens, relacionado- as sempre com a vivência do educando, nesse caso os professores devem procurar discutir assuntos que dialoguem com a realidade global e local, mostrando as consequências negativas para o meio ambiente devido as atitudes de uma sociedade consumista, e descartável. Dentro disso, essa pesquisa possui como objetivo geral entender a importância da educação ambiental nas escolas, e sua contribuição para a formação do pensamento crítico dos educandos diante dos problemas ambientais globais. E ainda como específicos: entender o que é educação ambiental; relacionar mídia, consumo e meio ambiente; compreender as contribuições da inserção da educação ambiental nas escolas e o papel do professor. Os procedimentos metodológicos baseiam- se em pesquisas bibliográficas, livros, teses, dissertações e artigos da internet. Procurou- se, deste modo, alcançar os objetivos propostos.