TIPOS E CLASSIFICAÇÕES DE SOFTWARES EDUCACIONAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38682 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 4841 "titulo" => "TIPOS E CLASSIFICAÇÕES DE SOFTWARES EDUCACIONAIS" "resumo" => "Com a grande demanda de softwares educacionais na escola, os profissionais da educação precisam buscar conhecer os diferentes tipos e as classificações dos softwares educacionais. Assim, este estudo teve como objetivo geral conhecer os tipos e as classificações de softwares educacionais, apresentados na literatura científica nacional. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, a metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, procurando explicar e discutir o tema com base em referências teóricas publicadas em plataformas digitais do Google Acadêmico, Periódicos Científicos da Scielo, Portal dos Periódicos Livres da CAPES e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Quanto a estratégia metodológica, foram aplicados os níveis de leitura e os procedimentos descritos por Lima e Mioto (2007) para a coleta, a organização e a categorização dos dados extraídos das publicações integrantes da amostra e para a produção das análises e da síntese integradora do estudo. Como principais autores destacam-se: Martins (2002), Oliveira (2001), Ramos (1991), Texeira e Brandão (2003). Como resultado, o estudo identificou diferentes tipos de softwares educacionais, classificados de acordo com seus objetivos e pela aprendizagem proporcionada. A classificação por objetivos foi composta a partir da identificação de oito tipos de softwares educacionais citados na literatura consultada. E a classificação por aprendizagem foi dividida em três modalidades: nível de aprendizagem proporcionada; atividade do sujeito de aprendizagem; e, paradigmas educacionais dos softwares. Os dados coletados são apresentados de modo textual e por meio de infográficos para favorecer a compreensão por parte dos professores e leitores das semelhanças, diferenças e relações entre os tipos de softwares educacionais disponíveis para uso na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, SOFTWARES EDUCACIONAIS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4841_29082017144046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA LIMA TAVARES" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA LIMA" "autor_email" => "jessika_jp@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38682 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 4841 "titulo" => "TIPOS E CLASSIFICAÇÕES DE SOFTWARES EDUCACIONAIS" "resumo" => "Com a grande demanda de softwares educacionais na escola, os profissionais da educação precisam buscar conhecer os diferentes tipos e as classificações dos softwares educacionais. Assim, este estudo teve como objetivo geral conhecer os tipos e as classificações de softwares educacionais, apresentados na literatura científica nacional. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, a metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, procurando explicar e discutir o tema com base em referências teóricas publicadas em plataformas digitais do Google Acadêmico, Periódicos Científicos da Scielo, Portal dos Periódicos Livres da CAPES e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Quanto a estratégia metodológica, foram aplicados os níveis de leitura e os procedimentos descritos por Lima e Mioto (2007) para a coleta, a organização e a categorização dos dados extraídos das publicações integrantes da amostra e para a produção das análises e da síntese integradora do estudo. Como principais autores destacam-se: Martins (2002), Oliveira (2001), Ramos (1991), Texeira e Brandão (2003). Como resultado, o estudo identificou diferentes tipos de softwares educacionais, classificados de acordo com seus objetivos e pela aprendizagem proporcionada. A classificação por objetivos foi composta a partir da identificação de oito tipos de softwares educacionais citados na literatura consultada. E a classificação por aprendizagem foi dividida em três modalidades: nível de aprendizagem proporcionada; atividade do sujeito de aprendizagem; e, paradigmas educacionais dos softwares. Os dados coletados são apresentados de modo textual e por meio de infográficos para favorecer a compreensão por parte dos professores e leitores das semelhanças, diferenças e relações entre os tipos de softwares educacionais disponíveis para uso na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, SOFTWARES EDUCACIONAIS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4841_29082017144046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA LIMA TAVARES" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA LIMA" "autor_email" => "jessika_jp@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }