Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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TIPOS E CLASSIFICAÇÕES DE SOFTWARES EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, SOFTWARES EDUCACIONAIS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Com a grande demanda de softwares educacionais na escola, os profissionais da educação precisam buscar conhecer os diferentes tipos e as classificações dos softwares educacionais. Assim, este estudo teve como objetivo geral conhecer os tipos e as classificações de softwares educacionais, apresentados na literatura científica nacional. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, a metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, procurando explicar e discutir o tema com base em referências teóricas publicadas em plataformas digitais do Google Acadêmico, Periódicos Científicos da Scielo, Portal dos Periódicos Livres da CAPES e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Quanto a estratégia metodológica, foram aplicados os níveis de leitura e os procedimentos descritos por Lima e Mioto (2007) para a coleta, a organização e a categorização dos dados extraídos das publicações integrantes da amostra e para a produção das análises e da síntese integradora do estudo. Como principais autores destacam-se: Martins (2002), Oliveira (2001), Ramos (1991), Texeira e Brandão (2003). Como resultado, o estudo identificou diferentes tipos de softwares educacionais, classificados de acordo com seus objetivos e pela aprendizagem proporcionada. A classificação por objetivos foi composta a partir da identificação de oito tipos de softwares educacionais citados na literatura consultada. E a classificação por aprendizagem foi dividida em três modalidades: nível de aprendizagem proporcionada; atividade do sujeito de aprendizagem; e, paradigmas educacionais dos softwares. Os dados coletados são apresentados de modo textual e por meio de infográficos para favorecer a compreensão por parte dos professores e leitores das semelhanças, diferenças e relações entre os tipos de softwares educacionais disponíveis para uso na escola.

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