A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Objetivou analisar os tipos de respostas apresentadas por alunos ao responderem problemas de álgebra. Para tal fim, foi produzido um questionário aberto e este foi aplicado na turma de 8° Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Surubim - PE. Em seguida foi realizada uma análise dos questionários aplicados, categorizando as resoluções, e classificando-as segundo Pessoa (2009). É necessário destacar o papel da análise do erro como fator importante no processo de ensino e aprendizagem. A reflexão não deve está centrada no resultado final, mas sim no percurso até sua chegada, enfatizando as falhas apresentadas e procurar consertá-las. A ideia foi levar para turma uma metodologia diferente da rotineira, sendo assim optou-se por trabalhar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino buscando gerar uma interação entre a turma possibilitando discutir sobre as possíveis maneiras de se resolver um problema. Foi possível verificar que, apesar de ter gerado uma maior interação entre a turma, eles apresentaram muita dificuldade ao resolver os problemas, pois são acostumados a responderem exercícios de fixação que não envolve contexto. É preciso que o docente seja cauteloso na escolha de suas metodologias, que estas tenham como finalidade proporcionar um desenvolvimento de raciocínio matemático significativo para os estudantes. Sendo assim, o uso de situações-problema para uma melhor representação dos conceitos matemáticos é um forte indício de resultados significantes.