UM ESTUDO SOBRE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38736 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Objetivou analisar os tipos de respostas apresentadas por alunos ao responderem problemas de álgebra. Para tal fim, foi produzido um questionário aberto e este foi aplicado na turma de 8° Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Surubim - PE. Em seguida foi realizada uma análise dos questionários aplicados, categorizando as resoluções, e classificando-as segundo Pessoa (2009). É necessário destacar o papel da análise do erro como fator importante no processo de ensino e aprendizagem. A reflexão não deve está centrada no resultado final, mas sim no percurso até sua chegada, enfatizando as falhas apresentadas e procurar consertá-las. A ideia foi levar para turma uma metodologia diferente da rotineira, sendo assim optou-se por trabalhar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino buscando gerar uma interação entre a turma possibilitando discutir sobre as possíveis maneiras de se resolver um problema. Foi possível verificar que, apesar de ter gerado uma maior interação entre a turma, eles apresentaram muita dificuldade ao resolver os problemas, pois são acostumados a responderem exercícios de fixação que não envolve contexto. É preciso que o docente seja cauteloso na escolha de suas metodologias, que estas tenham como finalidade proporcionar um desenvolvimento de raciocínio matemático significativo para os estudantes. Sendo assim, o uso de situações-problema para uma melhor representação dos conceitos matemáticos é um forte indício de resultados significantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4756_24072017150531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLIANE ROCHA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GERLIANE ARAUJO" "autor_email" => "gerliane16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38736 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Objetivou analisar os tipos de respostas apresentadas por alunos ao responderem problemas de álgebra. Para tal fim, foi produzido um questionário aberto e este foi aplicado na turma de 8° Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Surubim - PE. Em seguida foi realizada uma análise dos questionários aplicados, categorizando as resoluções, e classificando-as segundo Pessoa (2009). É necessário destacar o papel da análise do erro como fator importante no processo de ensino e aprendizagem. A reflexão não deve está centrada no resultado final, mas sim no percurso até sua chegada, enfatizando as falhas apresentadas e procurar consertá-las. A ideia foi levar para turma uma metodologia diferente da rotineira, sendo assim optou-se por trabalhar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino buscando gerar uma interação entre a turma possibilitando discutir sobre as possíveis maneiras de se resolver um problema. Foi possível verificar que, apesar de ter gerado uma maior interação entre a turma, eles apresentaram muita dificuldade ao resolver os problemas, pois são acostumados a responderem exercícios de fixação que não envolve contexto. É preciso que o docente seja cauteloso na escolha de suas metodologias, que estas tenham como finalidade proporcionar um desenvolvimento de raciocínio matemático significativo para os estudantes. Sendo assim, o uso de situações-problema para uma melhor representação dos conceitos matemáticos é um forte indício de resultados significantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4756_24072017150531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLIANE ROCHA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GERLIANE ARAUJO" "autor_email" => "gerliane16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }