Este artigo tem como objetivo refletir sobre como está sendo desenvolvido o ensino de Geografia com os estudantes com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental, como também, sobre a formação docente necessária para lecionar estudantes com esse tipo de especificidade. A inclusão de estudantes com deficiência na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional, por isso é necessário que a escola como um todo, se prepare para receber estes estudantes a fim de ajudá-los no processo de aprendizagem. O atendimento especializado para estudantes com deficiência visual/cegueira-baixa visão deve ocorrer basicamente por meio de recursos adaptados, os quais possibilitem e potencializem os diferentes meios de acesso ao conhecimento, respeitando as necessidades de cada estudante. Este estudo está sendo realizado por meio de pesquisas bibliográficas e pela prática aplicada a partir de mapas adaptados para leitura tátil visando contribuir para melhor entendimento sobre a prática educativa com estudantes cegos. Os resultados do estudo apontam para a importância que o recurso perfeitamente adaptado tem no desenvolvimento educacional e social das crianças com deficiência visual, que ficariam equiparadas às crianças videntes referente a apropriação do conhecimento. Referente aos docentes verificou-se que as deficiências apresentadas na prática educativa é consequência da falta de preparação na faculdade e de orientação e instrumentação adequada não ofertada pelas redes de ensino aos quais estão vinculadas.