UM CAMPO DE LETRAS E HISTÓRIAS: SEMENTES DO PASSADO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38725 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2680 "inscrito_id" => 7233 "titulo" => "UM CAMPO DE LETRAS E HISTÓRIAS: SEMENTES DO PASSADO" "resumo" => "A configuração do artigo em tela vem realçar o espaço camponês como âmbito histórico das letras, da educação e da pesquisa. Nesse sentido, o presente estudo está objetivado a debater sobre os momentos precípuos em que as habilidades de leitura e escrita foram trabalhadas no âmbito rural. Tal intenção desencadeou outros objetivos menores: conhecer de que maneira as primeira letras foram instauradas no solo brasileiro; conhecer o período histórico em que sucederam-se as atividades pioneira de ler escrever; identificar os sujeitos sociais que atuavam como estudantes desse aprendizado, considerando a sólida divisão de classes que assola a época histórica do nosso país. Para tanto, a pesquisa – caracterizada como qualitativa – foi construída mediante alicerce bibliográfico. Sobre os pressupostos de Cagliari (2002), Paiva (2000), Arilda Ribeiro (2000), Maria Luísa Ribeiro (1987), Vera Ribeiro (1997) e Xavier, Ribeiro e Noronha (1994) levantamos os dados necessários para responder às questões propostas pelo nosso estudo. Ao final, compreendemos que o aprendizado da leitura e da escrita não era oferecido a todos os indivíduos que residiam no espaço camponês da época. Os privilégios de alguns sujeitos sobrepujavam o desejo de todos em aprender tais habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7233_16092017195959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELTON TAVARES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LUCIELTON" "autor_email" => "eltonluci@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38725 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2680 "inscrito_id" => 7233 "titulo" => "UM CAMPO DE LETRAS E HISTÓRIAS: SEMENTES DO PASSADO" "resumo" => "A configuração do artigo em tela vem realçar o espaço camponês como âmbito histórico das letras, da educação e da pesquisa. Nesse sentido, o presente estudo está objetivado a debater sobre os momentos precípuos em que as habilidades de leitura e escrita foram trabalhadas no âmbito rural. Tal intenção desencadeou outros objetivos menores: conhecer de que maneira as primeira letras foram instauradas no solo brasileiro; conhecer o período histórico em que sucederam-se as atividades pioneira de ler escrever; identificar os sujeitos sociais que atuavam como estudantes desse aprendizado, considerando a sólida divisão de classes que assola a época histórica do nosso país. Para tanto, a pesquisa – caracterizada como qualitativa – foi construída mediante alicerce bibliográfico. Sobre os pressupostos de Cagliari (2002), Paiva (2000), Arilda Ribeiro (2000), Maria Luísa Ribeiro (1987), Vera Ribeiro (1997) e Xavier, Ribeiro e Noronha (1994) levantamos os dados necessários para responder às questões propostas pelo nosso estudo. Ao final, compreendemos que o aprendizado da leitura e da escrita não era oferecido a todos os indivíduos que residiam no espaço camponês da época. Os privilégios de alguns sujeitos sobrepujavam o desejo de todos em aprender tais habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7233_16092017195959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELTON TAVARES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LUCIELTON" "autor_email" => "eltonluci@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }