Este trabalho apresenta uma sistematização resultante de uma prática em Teatro Educação realizada ao longo de dois anos com um grupo de 15 idosos aposentados ou em período de pré-aposentadoria, participantes do projeto “Vida com Maturidade”, realizado pelo Departamento de Assistência e Saúde ao Servidor (UFRN). Propiciando uma reflexão pedagógica acerca das possibilidades que o Teatro oferece enquanto elemento motivador, articulador de interesses diversos e instrumento, por meio do qual, foi possível aperfeiçoar diferentes aspectos do projeto e as transformações pessoais resultantes desta experiência. Este processo propiciou abordar o potencial que as atividades teatrais representam para as transformações do “envelhecer”, reiterando a ideia de que os processos educativos podem se fazer presentes ao longo de toda vida. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, na qual os Jogos Teatrais de Viola Spolin e Augusto Boal foram instrumentos pedagógicos de inclusão e de percepção individual e social. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que, de forma geral, os elementos motivadores mais importantes que levaram os idosos a participarem do Grupo de Teatro foram: preencher o tempo livre, procurar atividades culturais e físicas, fugir da rotina e estimular o corpo e a mente, revelando que a participação nas atividades educativas do processo aqui relatado está profundamente ligada a aspectos como: conhecer uma nova área, aprender a partir do fazer, promover a inclusão social e mudanças de percepção a respeito do Teatro como área do conhecimento. Este trabalho tratou especificamente do Teatro-educação junto à pessoas idosas, se utilizando dos jogos teatrais que perpassou o elemento lúdico, o improviso, a conscientização corporal e as memórias afetivas.