O presente trabalho trata sobre algumas práticas desenvolvidas no Laboratório de Aplicações Matemáticas, vinculado a Universidade Federal do Oeste do Pará no município de Santarém-PA. Práticas essas, voltadas para o ensino de matemática através do subprojeto, denominado clubes de matemática, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência financiada pela CAPES. Além disso, vamos discorrer sobre o planejamento e execução de feiras de matemática, apresentação Teatral de Tangram à luz negra e a participação no grupo de estudo que versa sobre aprendizagem significativa. São projetos e atividades que se estendem para além dos muros da universidade que estão intimamente ligados a formação inicial do professor de matemática na cidade de Santarém. O subprojeto clubes de matemática tem por objetivo estreitar relações entre professores da educação básica com professores do ensino superior e estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, a fim de desenvolver estratégias para o ensino de matemática proporcionando aos estudantes do ensino básico um momento extraclasse com atividades e jogos lúdicos. O Teatro da Matemática também é um projeto integrante das atividades do LAPMAT, que visa principalmente relacionar a matemática com a arte, expressando por meio de figuras geométricas primárias a imaginação do telespectador. É um projeto vinculado à Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da UFOPA e como tem como principais objetivos proporcionar aos alunos participantes das atividades que desenvolvam algumas habilidades no que tange ao reconhecimento de figuras geométricas e suas propriedades além de possibilitar acesso às técnicas empregadas no teatro para uma compreensão dos fundamentos da linguagem cênica, concretizadas em uma montagem teatral, contribuindo diretamente na formação do futuro professor no que tange à socialização, trabalho em grupo e cooperação entre pares. O projeto viabiliza aos professores em formação inicial um dos primeiros impactos com o verdadeiro papel do professor educador, que tem em sua essência o que é e como aprender a ensinar, e que, além disso, antecipa o contato desse profissional com as práticas no ambiente escolar.