ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36826 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 5009 "inscrito_id" => 3910 "titulo" => "ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD." "resumo" => "O presente artigo tem como intuito analisar o perfil dos/das estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior, trazendo algumas reflexões que problematizem os rebatimentos que o Estado Neoliberal atinge na política de educação, e como o capitalismo se apropria dessa política em prol dos seus interesses particulares. Para isso, utilizamos um questionário quantitativo, que foi aplicado em duas universidades da cidade de Mossoró/RN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Tiradentes – com alunos graduandos em Serviço Social. A partir da coleta de dados realizada na nossa pesquisa, podemos perceber várias divergências nos dois campos de ensino, que será debatido ao longo desse documento. O conflito central está sobre a expansão do sistema educacional e as condições de trabalho que a entrelaça, esse movimento é resultado da funcionalidade educação-produção, materializada por um ensino mecanicista/tecnicista. A realidade do ensino superior está permeado pelos interesses do capital, podemos constatar essa afirmação ao analisarmos a universidade pública e privada do nosso Estado, enquanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se encontra totalmente sucateada, sofrendo ameaças de privatizações e passando por diversas greves ao longo dos últimos anos – realidade essa que é vista em muitas outras universidades públicas espalhadas por todo o território nacional – a Universidade Tiradentes por outro lado está crescendo cada dia mais. Isso devido a lógica do sistema que visa atender os interesses da classe burguesa, entretanto, nosso intuito não é culpabilizar os indivíduos pela crise da educação, pois não podemos contestar as dificuldades de acesso e permanência à universidade para a classe trabalhadora. Criticamos o sistema educacional dentro da ordem vigente, por entendermos que a educação é instrumento fundamental para a transformação da sociedade desigual, resultado da contradição capital/trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO PÚBLICO, ENSINO A DISTANCIA, ENSINO A DISTANCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3910_17102017155935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE MONALIZA DE SOUSA GOMES" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE SOUSA" "autor_email" => "emanuellymonaliza@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36826 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 5009 "inscrito_id" => 3910 "titulo" => "ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD." "resumo" => "O presente artigo tem como intuito analisar o perfil dos/das estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior, trazendo algumas reflexões que problematizem os rebatimentos que o Estado Neoliberal atinge na política de educação, e como o capitalismo se apropria dessa política em prol dos seus interesses particulares. Para isso, utilizamos um questionário quantitativo, que foi aplicado em duas universidades da cidade de Mossoró/RN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Tiradentes – com alunos graduandos em Serviço Social. A partir da coleta de dados realizada na nossa pesquisa, podemos perceber várias divergências nos dois campos de ensino, que será debatido ao longo desse documento. O conflito central está sobre a expansão do sistema educacional e as condições de trabalho que a entrelaça, esse movimento é resultado da funcionalidade educação-produção, materializada por um ensino mecanicista/tecnicista. A realidade do ensino superior está permeado pelos interesses do capital, podemos constatar essa afirmação ao analisarmos a universidade pública e privada do nosso Estado, enquanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se encontra totalmente sucateada, sofrendo ameaças de privatizações e passando por diversas greves ao longo dos últimos anos – realidade essa que é vista em muitas outras universidades públicas espalhadas por todo o território nacional – a Universidade Tiradentes por outro lado está crescendo cada dia mais. Isso devido a lógica do sistema que visa atender os interesses da classe burguesa, entretanto, nosso intuito não é culpabilizar os indivíduos pela crise da educação, pois não podemos contestar as dificuldades de acesso e permanência à universidade para a classe trabalhadora. Criticamos o sistema educacional dentro da ordem vigente, por entendermos que a educação é instrumento fundamental para a transformação da sociedade desigual, resultado da contradição capital/trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO PÚBLICO, ENSINO A DISTANCIA, ENSINO A DISTANCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3910_17102017155935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE MONALIZA DE SOUSA GOMES" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE SOUSA" "autor_email" => "emanuellymonaliza@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }