Atualmente, existe o entendimento de que a melhor forma de promover, proteger e efetivar os direitos humanos é privilegiando uma educação voltada para a valorização de tais direitos. Essa concepção já foi incorporada pelo Estado brasileiro, que é signatário de todos os diplomas internacionais que versam sobre os direitos humanos. No entanto, para promover esse tipo de educação tão necessária, a escola precisa organizar-se, melhorando sua prática pedagógica, exigindo do professor um perfil adequado à educação intercultural. Além de procurar melhorar sua relação com a comunidade, a escola também precisa lutar por um currículo adequado à promoção da prática educativa necessária a esse processo de mudança. A Educação em Direitos Humanos visa promover a dignidade da pessoa humana, que, por sua vez, é considerada o epicentro de todo o ordenamento jurídico brasileiro. Pauta de valores sociais e ética, ela destina-se a conscientizar a sociedade da necessidade de se respeitar a diversidade, na esperança de que todos os cidadãos vivam em harmonia, respeitando-se mutuamente, primando pela igualdade e combatendo tudo o que possa se configurar em racismo ou discriminação. Isto porque existe a necessidade de se promover os direitos humanos para que se possa viver numa sociedade com harmonia. Existe na educação em direitos humanos uma preocupação em promover uma educação intercultural, voltada para a valorização e para o fortalecimento da interação entre as diferentes culturas, isto porque as diferenças culturais também podem afastar os seres humanos. Deve-se registrar que a Educação em Direitos Humanos ultrapassa a preocupação com a aprendizagem dos conteúdos, primando pelo desenvolvimento social do indivíduo e por uma cultura em direitos humanos, educando o indivíduo visando uma maior efetivação desses direitos.