As pesquisas em ensino de Ciências têm buscado referenciais teóricos para lidar com a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa procura trazer uma contribuição para essa busca ao promover tomadas de consciências de professores e estudantes durante as atividades experimentais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia de coleta de dados inspirou-se em uma variação da pesquisa-ação. Tal como o nome implica, a pesquisa-ação visa produzir mudanças (ação) e compreensão (pesquisa), configurando-se como uma intervenção social (pedagógica) de base empírica com relação ao dia-a-dia dos atores sociais, em um esforço de apreendê-la em toda sua singularidade. Na pesquisa-ação cria-se um espaço relacional de confiança e respeito mútuo em um processo de interação simétrica e contínua entre pesquisador e pesquisados, levando-os a construir um contexto de interação cooperativa, pautada em tomadas de consciência de ambos acerca da práxis pedagógica. As atividades serão conduzidas no laboratório de Biologia Básica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. A amostra estratificada para realização do presente estudo constituiu-se de 10 professores e 300 estudantes de escolas públicas no município de Jequié, Bahia. Os instrumentos que serão utilizados para a coleta dos dados são: questionário e filmagem. Os dados coletados serão transcritos de maneira que possibilitem inferir a respeito das concepções e tomadas de consciência dos professores acerca do papel da experimentação no ensino de ciências, e a tomada de consciência de estudantes durante as atividades experimentais. A análise e interpretação dos resultados baseiam-se na teoria da tomada de consciência desenvolvida na Epistemologia Genética.