O ANAFALBETISMO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIANTE DO ALUNO E PROFESSOR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37549 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6938 "titulo" => "O ANAFALBETISMO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIANTE DO ALUNO E PROFESSOR" "resumo" => "Os desafios atuais para o bom desenvolvimento educacional no Brasil supõe-se um tema relevante e de interesse nos debates e discussões acerca da educação. Sem dúvida existe um leque de dificuldades que quando exploradas torna-se evidentes que mesmo com avanços nos deparamos com os velhos problemas. O presente texto tem como objetivo discutir a importância da educação básica, para a população brasileira, a fim de erradicar o analfabetismo e o resultado da má qualidade do ensino, e de maneira sintética elencar desafios contemporâneos no contexto social de alunos e professores. O analfabetismo funcional é um problema antigo e medular que revela uma educação deficiente. É preocupação no mundo inteiro e bem caracterizada mediante situação em que alunos escolarizados ainda apresentam dificuldades em buscar, compreender, avaliar e organizar informações de modo a apreender, resolver problemas e tomar decisões para a vida. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) vem investindo no país, a várias décadas de maneira lenta e frágil, de modo que evidenciam cada vez mais a amplitude do cerne do problema. Fica claro que os caminhos já percorridos para combater o analfabetismo não foram satisfatórios para garantir uma educação de qualidade para todos, com base na democratização do acesso da população à educação básica, e na qualidade e garantia de permanência deste público em todos os níveis de ensino. Refletir nesse contexto social e educacional a partir de uma preocupação pedagógica tem conduzido o presente estudo para a valorização profissional do professor como sendo um dos sujeitos para a descaracterização do analfabetismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "DESAFIOS, EDUCAÇÃO, ANALFABETISMO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6938_11092017003125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA PAZ DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDINHA" "autor_email" => "raimundapaz@bol.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37549 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6938 "titulo" => "O ANAFALBETISMO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DIANTE DO ALUNO E PROFESSOR" "resumo" => "Os desafios atuais para o bom desenvolvimento educacional no Brasil supõe-se um tema relevante e de interesse nos debates e discussões acerca da educação. Sem dúvida existe um leque de dificuldades que quando exploradas torna-se evidentes que mesmo com avanços nos deparamos com os velhos problemas. O presente texto tem como objetivo discutir a importância da educação básica, para a população brasileira, a fim de erradicar o analfabetismo e o resultado da má qualidade do ensino, e de maneira sintética elencar desafios contemporâneos no contexto social de alunos e professores. O analfabetismo funcional é um problema antigo e medular que revela uma educação deficiente. É preocupação no mundo inteiro e bem caracterizada mediante situação em que alunos escolarizados ainda apresentam dificuldades em buscar, compreender, avaliar e organizar informações de modo a apreender, resolver problemas e tomar decisões para a vida. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) vem investindo no país, a várias décadas de maneira lenta e frágil, de modo que evidenciam cada vez mais a amplitude do cerne do problema. Fica claro que os caminhos já percorridos para combater o analfabetismo não foram satisfatórios para garantir uma educação de qualidade para todos, com base na democratização do acesso da população à educação básica, e na qualidade e garantia de permanência deste público em todos os níveis de ensino. Refletir nesse contexto social e educacional a partir de uma preocupação pedagógica tem conduzido o presente estudo para a valorização profissional do professor como sendo um dos sujeitos para a descaracterização do analfabetismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "DESAFIOS, EDUCAÇÃO, ANALFABETISMO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID6938_11092017003125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA PAZ DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDINHA" "autor_email" => "raimundapaz@bol.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }