Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA.

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRATICA DOCENTE, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36853
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1803
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA."
    "resumo" => "O trabalho em questão trata de um relato de experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Tendo como objetivos auxiliar no desenvolvimento profissional do licenciando, futuro professor; compreender a importância do estágio supervisionado; refletir sobre a prática docente e analisar o papel do professor. O estudo se deu primeiramente pela revisão bibliográfica, a qual possibilitou fundamentos conceituais acerca do tema a pesquisado. Os procedimentos metodológicos partiram de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através das observações da prática escolar e análises dos documentos da escola (PPP (projeto Político Pedagógico) e Regimento Escolar. Foi realizado o trabalho de campo com observações não participante das aulas nas turmas de 9º ano B e C do Ensino fundamental II, na E. E. F. Maria Pacífico Guedes. A análise e tratamento dos dados foram realizados a partir de uma abordagem interpretativa dos dados observados e analisados através dos documentos, tendo como fundamentos conceituais a revisão de literatura. O estágio permite ao aluno de licenciatura refletir sobre o papel do professor, bem como da instituição de ensino como um todo. Através das experiências e metodologias adquiridas e observadas, o futuro professor forma sua própria metodologia de construção de conhecimento e passa a entender a relação entre professor e aluno como algo que deve ser refletido de maneira profunda, levando em conta que os alunos muitas vezes buscam no educador um exemplo a ser seguido e que as maiores lições se aprendem mediante a observação e interação com os demais indivíduos do meio social em que está inserido. Assim o estágio proporciona ao licenciando uma experiência real dos conceitos que estuda dentro da sala de aula, permitindo que ele perceba como a postura do professor modifica, diretamente, o aprendizado dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRATICA DOCENTE, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1094_11092017122607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA"
    "autor_email" => "jessyifandrade@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36853
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1803
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA."
    "resumo" => "O trabalho em questão trata de um relato de experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Tendo como objetivos auxiliar no desenvolvimento profissional do licenciando, futuro professor; compreender a importância do estágio supervisionado; refletir sobre a prática docente e analisar o papel do professor. O estudo se deu primeiramente pela revisão bibliográfica, a qual possibilitou fundamentos conceituais acerca do tema a pesquisado. Os procedimentos metodológicos partiram de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através das observações da prática escolar e análises dos documentos da escola (PPP (projeto Político Pedagógico) e Regimento Escolar. Foi realizado o trabalho de campo com observações não participante das aulas nas turmas de 9º ano B e C do Ensino fundamental II, na E. E. F. Maria Pacífico Guedes. A análise e tratamento dos dados foram realizados a partir de uma abordagem interpretativa dos dados observados e analisados através dos documentos, tendo como fundamentos conceituais a revisão de literatura. O estágio permite ao aluno de licenciatura refletir sobre o papel do professor, bem como da instituição de ensino como um todo. Através das experiências e metodologias adquiridas e observadas, o futuro professor forma sua própria metodologia de construção de conhecimento e passa a entender a relação entre professor e aluno como algo que deve ser refletido de maneira profunda, levando em conta que os alunos muitas vezes buscam no educador um exemplo a ser seguido e que as maiores lições se aprendem mediante a observação e interação com os demais indivíduos do meio social em que está inserido. Assim o estágio proporciona ao licenciando uma experiência real dos conceitos que estuda dentro da sala de aula, permitindo que ele perceba como a postura do professor modifica, diretamente, o aprendizado dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRATICA DOCENTE, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1094_11092017122607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA"
    "autor_email" => "jessyifandrade@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho em questão trata de um relato de experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Tendo como objetivos auxiliar no desenvolvimento profissional do licenciando, futuro professor; compreender a importância do estágio supervisionado; refletir sobre a prática docente e analisar o papel do professor. O estudo se deu primeiramente pela revisão bibliográfica, a qual possibilitou fundamentos conceituais acerca do tema a pesquisado. Os procedimentos metodológicos partiram de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através das observações da prática escolar e análises dos documentos da escola (PPP (projeto Político Pedagógico) e Regimento Escolar. Foi realizado o trabalho de campo com observações não participante das aulas nas turmas de 9º ano B e C do Ensino fundamental II, na E. E. F. Maria Pacífico Guedes. A análise e tratamento dos dados foram realizados a partir de uma abordagem interpretativa dos dados observados e analisados através dos documentos, tendo como fundamentos conceituais a revisão de literatura. O estágio permite ao aluno de licenciatura refletir sobre o papel do professor, bem como da instituição de ensino como um todo. Através das experiências e metodologias adquiridas e observadas, o futuro professor forma sua própria metodologia de construção de conhecimento e passa a entender a relação entre professor e aluno como algo que deve ser refletido de maneira profunda, levando em conta que os alunos muitas vezes buscam no educador um exemplo a ser seguido e que as maiores lições se aprendem mediante a observação e interação com os demais indivíduos do meio social em que está inserido. Assim o estágio proporciona ao licenciando uma experiência real dos conceitos que estuda dentro da sala de aula, permitindo que ele perceba como a postura do professor modifica, diretamente, o aprendizado dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.