O GESTOR ESCOLAR E O COMBATE A HOMOFOBIA NA ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37762 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "O GESTOR ESCOLAR E O COMBATE A HOMOFOBIA NA ESCOLA" "resumo" => "Este estudo aborda sobre o papel do gestor escolar frente ao combate da homofobia na escola. Objetivamos expor os conceitos de homossexualidade e homofobia e, identificar as formas de atuação do gestor escolar que contribuem para o trabalho sobre a diversidade sexual na escola. Ressaltamos ainda a importância de uma formação inicial e continuada do gestor escolar que proporcione uma reflexão sobre o papel da escola no enfrentamento da homofobia. Para atingir estes objetivos foi necessário recorrer a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com a realização de leituras da resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei nº 9394/96, e o Plano Municipal de Educação de São Luís- MA (2015/2024). Podemos inferir com o desenvolvimento do estudo que o gestor escolar tem um papel fundamental na escola, tendo em vista que pode tomar decisões juntamente com a comunidade escolar, em prol da implantação de ações que promovam mudanças, no intuito de sanar posturas preconceituosas, com a inclusão da temática diversidade sexual no planejamento, no Projeto Político-Pedagógico (PPP), nos planos de ensino, etc. Para que o futuro gestor escolar contribua no enfrentamento à homofobia na escola, torna-se pertinente uma formação inicial e continuada que conscientize e oriente sua atuação. Para que isso ocorra as Instituições de Ensino Superior (IES) deverão avaliar as suas estruturas curriculares de modo a atender às necessidades e aspirações dos segmentos da sociedade, sobretudo das minorias. Nesta perspectiva, esperamos contribuir com a ampliação do conhecimento sobre a gestão escolar e a homofobia, além de reforçar a necessidade de novas pesquisas relativas a estas temáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GESTOR ESCOLAR, HOMOFOBIA, DIVERSIDADE SEXUAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID1300_01082017152843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS" "autor_nome_curto" => "MELCKA RAMOS" "autor_email" => "melcka_ramos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37762 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "O GESTOR ESCOLAR E O COMBATE A HOMOFOBIA NA ESCOLA" "resumo" => "Este estudo aborda sobre o papel do gestor escolar frente ao combate da homofobia na escola. Objetivamos expor os conceitos de homossexualidade e homofobia e, identificar as formas de atuação do gestor escolar que contribuem para o trabalho sobre a diversidade sexual na escola. Ressaltamos ainda a importância de uma formação inicial e continuada do gestor escolar que proporcione uma reflexão sobre o papel da escola no enfrentamento da homofobia. Para atingir estes objetivos foi necessário recorrer a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com a realização de leituras da resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei nº 9394/96, e o Plano Municipal de Educação de São Luís- MA (2015/2024). Podemos inferir com o desenvolvimento do estudo que o gestor escolar tem um papel fundamental na escola, tendo em vista que pode tomar decisões juntamente com a comunidade escolar, em prol da implantação de ações que promovam mudanças, no intuito de sanar posturas preconceituosas, com a inclusão da temática diversidade sexual no planejamento, no Projeto Político-Pedagógico (PPP), nos planos de ensino, etc. Para que o futuro gestor escolar contribua no enfrentamento à homofobia na escola, torna-se pertinente uma formação inicial e continuada que conscientize e oriente sua atuação. Para que isso ocorra as Instituições de Ensino Superior (IES) deverão avaliar as suas estruturas curriculares de modo a atender às necessidades e aspirações dos segmentos da sociedade, sobretudo das minorias. Nesta perspectiva, esperamos contribuir com a ampliação do conhecimento sobre a gestão escolar e a homofobia, além de reforçar a necessidade de novas pesquisas relativas a estas temáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GESTOR ESCOLAR, HOMOFOBIA, DIVERSIDADE SEXUAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID1300_01082017152843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS" "autor_nome_curto" => "MELCKA RAMOS" "autor_email" => "melcka_ramos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }