Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AGRICULTURA FAMILIAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/PIBID/UEPB

Palavra-chaves: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35008
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3493
    "inscrito_id" => 5692
    "titulo" => "A AGRICULTURA FAMILIAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/PIBID/UEPB"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade é uma prática pedagógica que contribui para a interação de disciplinas e contextualização dos conteúdos, porém na maioria das vezes os docentes encontram dificuldades para realização dessas práticas. A partir dessas constatações,  este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura familiar no âmbito escolar, de forma a promover a interdisciplinaridade  entre as disciplinas Biologia e a Geografia, a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB, na turma de 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual São Sebastião, Campina Grande PB, em conjunto com turmas do 1º ano da referida escola. A apresentação da proposta e o desenvolvimento das atividades despertou nos discentes o interesse pela temática referente à Agricultura Familiar, despertando nos bolsistas PIBID o interesse em identificar como esses conhecimentos estão presentes no cotidiano dos discentes e da escola, bem como contribuir para um melhor ensino e aprendizagem de ambas as disciplinas. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se das técnicas da pesquisa-ação, materializada através do desenvolvimento de um projeto de intervenção didático pedagógico, abordando a temática pertinente ao ensino do espaço geográfico, tentando dinamizar as práticas educacionais para um melhor aprendizado, trazendo contribuições e diminuindo os distanciamentos entre as escalas global e local, despertando o interesse e valorização pelo lugar, bem como o espaço de convivência para um desenvolvimento sustentável no âmbito escolar para que, desse modo, os conhecimentos sejam repassados para toda a comunidade escolar, com contribuições que venham beneficiar a todo o corpo docente e discente da referida escola, com dinamismo chamando a atenção para um olhar voltado a um desenvolvimento sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5692_13102017201433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILÂNDIA EVARISTO DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JOSILANDIA"
    "autor_email" => "josilandia2014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35008
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3493
    "inscrito_id" => 5692
    "titulo" => "A AGRICULTURA FAMILIAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/PIBID/UEPB"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade é uma prática pedagógica que contribui para a interação de disciplinas e contextualização dos conteúdos, porém na maioria das vezes os docentes encontram dificuldades para realização dessas práticas. A partir dessas constatações,  este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura familiar no âmbito escolar, de forma a promover a interdisciplinaridade  entre as disciplinas Biologia e a Geografia, a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB, na turma de 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual São Sebastião, Campina Grande PB, em conjunto com turmas do 1º ano da referida escola. A apresentação da proposta e o desenvolvimento das atividades despertou nos discentes o interesse pela temática referente à Agricultura Familiar, despertando nos bolsistas PIBID o interesse em identificar como esses conhecimentos estão presentes no cotidiano dos discentes e da escola, bem como contribuir para um melhor ensino e aprendizagem de ambas as disciplinas. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se das técnicas da pesquisa-ação, materializada através do desenvolvimento de um projeto de intervenção didático pedagógico, abordando a temática pertinente ao ensino do espaço geográfico, tentando dinamizar as práticas educacionais para um melhor aprendizado, trazendo contribuições e diminuindo os distanciamentos entre as escalas global e local, despertando o interesse e valorização pelo lugar, bem como o espaço de convivência para um desenvolvimento sustentável no âmbito escolar para que, desse modo, os conhecimentos sejam repassados para toda a comunidade escolar, com contribuições que venham beneficiar a todo o corpo docente e discente da referida escola, com dinamismo chamando a atenção para um olhar voltado a um desenvolvimento sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5692_13102017201433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILÂNDIA EVARISTO DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JOSILANDIA"
    "autor_email" => "josilandia2014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A interdisciplinaridade é uma prática pedagógica que contribui para a interação de disciplinas e contextualização dos conteúdos, porém na maioria das vezes os docentes encontram dificuldades para realização dessas práticas. A partir dessas constatações, este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura familiar no âmbito escolar, de forma a promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas Biologia e a Geografia, a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB, na turma de 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual São Sebastião, Campina Grande PB, em conjunto com turmas do 1º ano da referida escola. A apresentação da proposta e o desenvolvimento das atividades despertou nos discentes o interesse pela temática referente à Agricultura Familiar, despertando nos bolsistas PIBID o interesse em identificar como esses conhecimentos estão presentes no cotidiano dos discentes e da escola, bem como contribuir para um melhor ensino e aprendizagem de ambas as disciplinas. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se das técnicas da pesquisa-ação, materializada através do desenvolvimento de um projeto de intervenção didático pedagógico, abordando a temática pertinente ao ensino do espaço geográfico, tentando dinamizar as práticas educacionais para um melhor aprendizado, trazendo contribuições e diminuindo os distanciamentos entre as escalas global e local, despertando o interesse e valorização pelo lugar, bem como o espaço de convivência para um desenvolvimento sustentável no âmbito escolar para que, desse modo, os conhecimentos sejam repassados para toda a comunidade escolar, com contribuições que venham beneficiar a todo o corpo docente e discente da referida escola, com dinamismo chamando a atenção para um olhar voltado a um desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.