Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E REFLEXÕES

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38557
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4122
    "inscrito_id" => 4576
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "A prática docente, nos dias atuais, ainda enfrenta múltiplos desafios a serem superados. A fragmentação dos conteúdos teóricos com as habilidades práticas do profissional torna-se num dos principais fatores. A formação do professor apresenta essencial importância para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. O estágio supervisionado se apresenta num importante componente de prática docente que busca ao estudante de licenciatura desenvolver habilidades no espaço escolar, articulando teoria e prática. O exercício de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução da função do docente visa beneficiar a experiência e promover o seu aprimoramento profissional e a qualificação para atuar no ambiente escolar. O presente trabalho tem o objetivo de descrever, analisar e discutir as experiências de estágio supervisionado de Geografia. O referido estágio supervisionado teve como objetivo atender às exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e foi realizado junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Maria do Carmo de Miranda, em João Pessoa – PB.  Tendo como base as orientações das aulas das disciplinas Prática de Ensino I e II, foi possível aprender sobre as dinâmicas da comunidade educacional e debater/refletir sobre as abordagens metodológicas que poderíamos utilizar com o objetivo de ministrar aulas construtivas e estimular o interesse do aluno para a aprendizagem na disciplina Geografia. Durante as aulas foram relatados, de forma didática e objetiva, os possíveis problemas e desafios que poderíamos encontrar no espaço escolar, realidade que até então só havíamos lido nas obras literárias sobre o tema. Diante disto, o estágio supervisionado torna-se muito importante, pois proporciona a correlação entre teoria e prática docente, possibilitando ao estudante de licenciatura a vivência para conhecer a realidade de seu futuro espaço de atuação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4576_16102017175549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONIELITON DE AZEVEDO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONIELITON"
    "autor_email" => "jonieliton.marques7@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38557
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4122
    "inscrito_id" => 4576
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "A prática docente, nos dias atuais, ainda enfrenta múltiplos desafios a serem superados. A fragmentação dos conteúdos teóricos com as habilidades práticas do profissional torna-se num dos principais fatores. A formação do professor apresenta essencial importância para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. O estágio supervisionado se apresenta num importante componente de prática docente que busca ao estudante de licenciatura desenvolver habilidades no espaço escolar, articulando teoria e prática. O exercício de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução da função do docente visa beneficiar a experiência e promover o seu aprimoramento profissional e a qualificação para atuar no ambiente escolar. O presente trabalho tem o objetivo de descrever, analisar e discutir as experiências de estágio supervisionado de Geografia. O referido estágio supervisionado teve como objetivo atender às exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e foi realizado junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Maria do Carmo de Miranda, em João Pessoa – PB.  Tendo como base as orientações das aulas das disciplinas Prática de Ensino I e II, foi possível aprender sobre as dinâmicas da comunidade educacional e debater/refletir sobre as abordagens metodológicas que poderíamos utilizar com o objetivo de ministrar aulas construtivas e estimular o interesse do aluno para a aprendizagem na disciplina Geografia. Durante as aulas foram relatados, de forma didática e objetiva, os possíveis problemas e desafios que poderíamos encontrar no espaço escolar, realidade que até então só havíamos lido nas obras literárias sobre o tema. Diante disto, o estágio supervisionado torna-se muito importante, pois proporciona a correlação entre teoria e prática docente, possibilitando ao estudante de licenciatura a vivência para conhecer a realidade de seu futuro espaço de atuação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4576_16102017175549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONIELITON DE AZEVEDO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONIELITON"
    "autor_email" => "jonieliton.marques7@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A prática docente, nos dias atuais, ainda enfrenta múltiplos desafios a serem superados. A fragmentação dos conteúdos teóricos com as habilidades práticas do profissional torna-se num dos principais fatores. A formação do professor apresenta essencial importância para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. O estágio supervisionado se apresenta num importante componente de prática docente que busca ao estudante de licenciatura desenvolver habilidades no espaço escolar, articulando teoria e prática. O exercício de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução da função do docente visa beneficiar a experiência e promover o seu aprimoramento profissional e a qualificação para atuar no ambiente escolar. O presente trabalho tem o objetivo de descrever, analisar e discutir as experiências de estágio supervisionado de Geografia. O referido estágio supervisionado teve como objetivo atender às exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e foi realizado junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Maria do Carmo de Miranda, em João Pessoa – PB. Tendo como base as orientações das aulas das disciplinas Prática de Ensino I e II, foi possível aprender sobre as dinâmicas da comunidade educacional e debater/refletir sobre as abordagens metodológicas que poderíamos utilizar com o objetivo de ministrar aulas construtivas e estimular o interesse do aluno para a aprendizagem na disciplina Geografia. Durante as aulas foram relatados, de forma didática e objetiva, os possíveis problemas e desafios que poderíamos encontrar no espaço escolar, realidade que até então só havíamos lido nas obras literárias sobre o tema. Diante disto, o estágio supervisionado torna-se muito importante, pois proporciona a correlação entre teoria e prática docente, possibilitando ao estudante de licenciatura a vivência para conhecer a realidade de seu futuro espaço de atuação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.