RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E REFLEXÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38557 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4122 "inscrito_id" => 4576 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E REFLEXÕES" "resumo" => "A prática docente, nos dias atuais, ainda enfrenta múltiplos desafios a serem superados. A fragmentação dos conteúdos teóricos com as habilidades práticas do profissional torna-se num dos principais fatores. A formação do professor apresenta essencial importância para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. O estágio supervisionado se apresenta num importante componente de prática docente que busca ao estudante de licenciatura desenvolver habilidades no espaço escolar, articulando teoria e prática. O exercício de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução da função do docente visa beneficiar a experiência e promover o seu aprimoramento profissional e a qualificação para atuar no ambiente escolar. O presente trabalho tem o objetivo de descrever, analisar e discutir as experiências de estágio supervisionado de Geografia. O referido estágio supervisionado teve como objetivo atender às exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e foi realizado junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Maria do Carmo de Miranda, em João Pessoa – PB. Tendo como base as orientações das aulas das disciplinas Prática de Ensino I e II, foi possível aprender sobre as dinâmicas da comunidade educacional e debater/refletir sobre as abordagens metodológicas que poderíamos utilizar com o objetivo de ministrar aulas construtivas e estimular o interesse do aluno para a aprendizagem na disciplina Geografia. Durante as aulas foram relatados, de forma didática e objetiva, os possíveis problemas e desafios que poderíamos encontrar no espaço escolar, realidade que até então só havíamos lido nas obras literárias sobre o tema. Diante disto, o estágio supervisionado torna-se muito importante, pois proporciona a correlação entre teoria e prática docente, possibilitando ao estudante de licenciatura a vivência para conhecer a realidade de seu futuro espaço de atuação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4576_16102017175549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONIELITON DE AZEVEDO MARQUES" "autor_nome_curto" => "JONIELITON" "autor_email" => "jonieliton.marques7@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38557 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4122 "inscrito_id" => 4576 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E REFLEXÕES" "resumo" => "A prática docente, nos dias atuais, ainda enfrenta múltiplos desafios a serem superados. A fragmentação dos conteúdos teóricos com as habilidades práticas do profissional torna-se num dos principais fatores. A formação do professor apresenta essencial importância para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. O estágio supervisionado se apresenta num importante componente de prática docente que busca ao estudante de licenciatura desenvolver habilidades no espaço escolar, articulando teoria e prática. O exercício de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução da função do docente visa beneficiar a experiência e promover o seu aprimoramento profissional e a qualificação para atuar no ambiente escolar. O presente trabalho tem o objetivo de descrever, analisar e discutir as experiências de estágio supervisionado de Geografia. O referido estágio supervisionado teve como objetivo atender às exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e foi realizado junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Maria do Carmo de Miranda, em João Pessoa – PB. Tendo como base as orientações das aulas das disciplinas Prática de Ensino I e II, foi possível aprender sobre as dinâmicas da comunidade educacional e debater/refletir sobre as abordagens metodológicas que poderíamos utilizar com o objetivo de ministrar aulas construtivas e estimular o interesse do aluno para a aprendizagem na disciplina Geografia. Durante as aulas foram relatados, de forma didática e objetiva, os possíveis problemas e desafios que poderíamos encontrar no espaço escolar, realidade que até então só havíamos lido nas obras literárias sobre o tema. Diante disto, o estágio supervisionado torna-se muito importante, pois proporciona a correlação entre teoria e prática docente, possibilitando ao estudante de licenciatura a vivência para conhecer a realidade de seu futuro espaço de atuação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4576_16102017175549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONIELITON DE AZEVEDO MARQUES" "autor_nome_curto" => "JONIELITON" "autor_email" => "jonieliton.marques7@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }