Esta pesquisa estuda as trajetórias (auto) biográficas e acadêmicas de quatro estudantes do Pré-universitário para Afrodescendentes (PREAFRO), no município de Itabuna, sul da Bahia, entre 2006 e 2011, mulheres negras, oriundas de escolas públicas, que ingressaram na UESC por meio do PREAFRO, objetivando identificar as formas de acesso ao ensino superior; participação em atividades extracurriculares e dificuldades enfrentadas pelas referidas estudantes no período da graduação. As atividades deste cursinho são realizadas por voluntários (as), em sua maioria estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Santa Cruz, alguns ex-alunos (as) desse pré-universitário. Inicialmente fizemos uma análise do Histórico Acadêmico com o objetivo de perceber se as estudantes possuem o coeficiente mínimo de rendimento para aprovação nas disciplinas e se estão correspondendo ao tempo mínimo exigido para o término do curso. Nas entrevistas investigamos a experiência do acesso à universidade; participação em atividades extracurriculares e as dificuldades enfrentadas.