Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PRÉ-UNIVERSITÁRIO PARA AFRODESCENDENTES: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NEGRAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DA BAHIA

Palavra-chaves: MULHERES NEGRAS, PERIFERIA;, UNIVERSIDADE. Comunicação Oral(CO) GT 26 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3855
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 605
    "inscrito_id" => 1954
    "titulo" => "PRÉ-UNIVERSITÁRIO PARA AFRODESCENDENTES: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NEGRAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DA BAHIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa estuda as trajetórias (auto) biográficas e acadêmicas de quatro estudantes do Pré-universitário para Afrodescendentes (PREAFRO), no município de Itabuna, sul da Bahia, entre 2006 e 2011, mulheres negras, oriundas de escolas públicas, que ingressaram na UESC por meio do PREAFRO, objetivando identificar as formas de acesso ao ensino superior; participação em atividades extracurriculares e dificuldades enfrentadas pelas referidas estudantes no período da graduação. As atividades deste cursinho são realizadas por voluntários (as), em sua maioria estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Santa Cruz, alguns ex-alunos (as) desse pré-universitário. Inicialmente fizemos uma análise do Histórico Acadêmico com o objetivo de perceber se as estudantes possuem o coeficiente mínimo de rendimento para aprovação nas disciplinas e se estão correspondendo ao tempo mínimo exigido para o término do curso. Nas entrevistas investigamos a experiência do acesso à universidade; participação em atividades extracurriculares e as dificuldades enfrentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 26 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "MULHERES NEGRAS, PERIFERIA;, UNIVERSIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1954_e86f0b33bf51e3c39ca55db3166276bd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA"
    "autor_email" => "mariaritinhasantos@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3855
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 605
    "inscrito_id" => 1954
    "titulo" => "PRÉ-UNIVERSITÁRIO PARA AFRODESCENDENTES: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NEGRAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DA BAHIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa estuda as trajetórias (auto) biográficas e acadêmicas de quatro estudantes do Pré-universitário para Afrodescendentes (PREAFRO), no município de Itabuna, sul da Bahia, entre 2006 e 2011, mulheres negras, oriundas de escolas públicas, que ingressaram na UESC por meio do PREAFRO, objetivando identificar as formas de acesso ao ensino superior; participação em atividades extracurriculares e dificuldades enfrentadas pelas referidas estudantes no período da graduação. As atividades deste cursinho são realizadas por voluntários (as), em sua maioria estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Santa Cruz, alguns ex-alunos (as) desse pré-universitário. Inicialmente fizemos uma análise do Histórico Acadêmico com o objetivo de perceber se as estudantes possuem o coeficiente mínimo de rendimento para aprovação nas disciplinas e se estão correspondendo ao tempo mínimo exigido para o término do curso. Nas entrevistas investigamos a experiência do acesso à universidade; participação em atividades extracurriculares e as dificuldades enfrentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 26 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "MULHERES NEGRAS, PERIFERIA;, UNIVERSIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1954_e86f0b33bf51e3c39ca55db3166276bd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA"
    "autor_email" => "mariaritinhasantos@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Esta pesquisa estuda as trajetórias (auto) biográficas e acadêmicas de quatro estudantes do Pré-universitário para Afrodescendentes (PREAFRO), no município de Itabuna, sul da Bahia, entre 2006 e 2011, mulheres negras, oriundas de escolas públicas, que ingressaram na UESC por meio do PREAFRO, objetivando identificar as formas de acesso ao ensino superior; participação em atividades extracurriculares e dificuldades enfrentadas pelas referidas estudantes no período da graduação. As atividades deste cursinho são realizadas por voluntários (as), em sua maioria estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Santa Cruz, alguns ex-alunos (as) desse pré-universitário. Inicialmente fizemos uma análise do Histórico Acadêmico com o objetivo de perceber se as estudantes possuem o coeficiente mínimo de rendimento para aprovação nas disciplinas e se estão correspondendo ao tempo mínimo exigido para o término do curso. Nas entrevistas investigamos a experiência do acesso à universidade; participação em atividades extracurriculares e as dificuldades enfrentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.