Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO - APRENDIZAGEM, EJA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38533
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2550
    "inscrito_id" => 1627
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa nos mostra alguns aspectos relativamente da prática docente realizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a prática docente na Educação de Jovens e Adultos, retratar o despreparo do professor e a falta de recurso da instituição, como também averiguar as dificuldades e perspectivas de aprendizagem dos educandos da (EJA). Para compreendermos melhor todo esse processo, tomamos como embasamento teórico, os escritos de Araújo (1989), Soares (2008), ROMÃO (2011) dentre outros, recorremos também aos documentos como a LDB etc., no qual os teóricos fazem uma abordagem apresentando algumas direções para o melhor desenvolvimento do trabalho na educação de Jovens e Adultos. Para isto foi realizado um estágio supervisionado com a finalidade de refletir e analisar como acontece a prática docente dos professores da Educação de Jovens e Adultos, como também mostrar os anseios dos alunos da modalidade, com relação ao desenvolvimento e progressão dos mesmos. A partir da observação da sala de aula da (EJA) concluímos que a Educação de Jovens e Adultos é de extrema importância para os que precisam e querem progredir nos estudos, esta modalidade de ensino proporciona novas alternativas para os jovens, adultos, idoso e apenados, que por um requisito ou outro não conseguiram frequentar a sala de aula anteriormente. Foi possível constatar também que os professores encontram diversas dificuldades no que concerne ao ensino, ou seja, a efetivação do exercício da docência, devido a aspectos como o despreparo profissional, no qual muitos não têm uma formação especifica para área em que atuam, e também a insuficiência de recursos didáticos para o auxilio do ensino na sala aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO - APRENDIZAGEM, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1627_12092017215051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA MARIA"
    "autor_email" => "telmadavi25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38533
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2550
    "inscrito_id" => 1627
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa nos mostra alguns aspectos relativamente da prática docente realizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a prática docente na Educação de Jovens e Adultos, retratar o despreparo do professor e a falta de recurso da instituição, como também averiguar as dificuldades e perspectivas de aprendizagem dos educandos da (EJA). Para compreendermos melhor todo esse processo, tomamos como embasamento teórico, os escritos de Araújo (1989), Soares (2008), ROMÃO (2011) dentre outros, recorremos também aos documentos como a LDB etc., no qual os teóricos fazem uma abordagem apresentando algumas direções para o melhor desenvolvimento do trabalho na educação de Jovens e Adultos. Para isto foi realizado um estágio supervisionado com a finalidade de refletir e analisar como acontece a prática docente dos professores da Educação de Jovens e Adultos, como também mostrar os anseios dos alunos da modalidade, com relação ao desenvolvimento e progressão dos mesmos. A partir da observação da sala de aula da (EJA) concluímos que a Educação de Jovens e Adultos é de extrema importância para os que precisam e querem progredir nos estudos, esta modalidade de ensino proporciona novas alternativas para os jovens, adultos, idoso e apenados, que por um requisito ou outro não conseguiram frequentar a sala de aula anteriormente. Foi possível constatar também que os professores encontram diversas dificuldades no que concerne ao ensino, ou seja, a efetivação do exercício da docência, devido a aspectos como o despreparo profissional, no qual muitos não têm uma formação especifica para área em que atuam, e também a insuficiência de recursos didáticos para o auxilio do ensino na sala aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO - APRENDIZAGEM, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1627_12092017215051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA MARIA"
    "autor_email" => "telmadavi25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa nos mostra alguns aspectos relativamente da prática docente realizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a prática docente na Educação de Jovens e Adultos, retratar o despreparo do professor e a falta de recurso da instituição, como também averiguar as dificuldades e perspectivas de aprendizagem dos educandos da (EJA). Para compreendermos melhor todo esse processo, tomamos como embasamento teórico, os escritos de Araújo (1989), Soares (2008), ROMÃO (2011) dentre outros, recorremos também aos documentos como a LDB etc., no qual os teóricos fazem uma abordagem apresentando algumas direções para o melhor desenvolvimento do trabalho na educação de Jovens e Adultos. Para isto foi realizado um estágio supervisionado com a finalidade de refletir e analisar como acontece a prática docente dos professores da Educação de Jovens e Adultos, como também mostrar os anseios dos alunos da modalidade, com relação ao desenvolvimento e progressão dos mesmos. A partir da observação da sala de aula da (EJA) concluímos que a Educação de Jovens e Adultos é de extrema importância para os que precisam e querem progredir nos estudos, esta modalidade de ensino proporciona novas alternativas para os jovens, adultos, idoso e apenados, que por um requisito ou outro não conseguiram frequentar a sala de aula anteriormente. Foi possível constatar também que os professores encontram diversas dificuldades no que concerne ao ensino, ou seja, a efetivação do exercício da docência, devido a aspectos como o despreparo profissional, no qual muitos não têm uma formação especifica para área em que atuam, e também a insuficiência de recursos didáticos para o auxilio do ensino na sala aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.