ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35746 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4452 "inscrito_id" => 7680 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR" "resumo" => "O presente artigo é fruto da disciplina alfabetização e letramento ofertada no quinto período do curso de pedagogia pela UFAL Campus do Sertão. O objetivo desse artigo é compreender os desafios do professor alfabetizador na sua prática docente, assim como, os mecanismos e contrapontos que interferem no desenvolvimento de uma prática bem estruturada, objetivando também, compreender as dificuldades da criança no processo de aquisição da leitura e da escrita. A consecução dos dados aqui apresentados se deu qualitativamente por meio de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora de uma escola de rede pública situada em um distrito de água Branca- AL, tal qual, a análise de atividades de duas crianças do 1º ano do ensino fundamental desta mesma instituição. Essa análise buscou compreender o nível de desenvolvimento de crianças de uma mesma faixa etária e ano, os seus saberes e dificuldades. A necessidade em desenvolver essa pesquisa se deu pela falta de atenção para com os docentes e educandos em meio ao processo de alfabetização, sendo assim, esse estudo nos aproxima da realidade das instituições de educação infantil, das perspectivas e contrapontos por elas adotadas ao referir-se à alfabetização. Como resultado, podemos considerar que o processo de aquisição da leitura e da escrita por parte das crianças é uma via de mão dupla, onde o professor sente dificuldade em alfabetizar por estar em uma turma multiseriada, faltando materiais, recursos e formação, o que dificulta vencer e compreender as dificuldades apresentadas pelos seus educandos durante esse processo, e as crianças, continuam a ter dificuldades de associar a leitura ao contexto social, compreender o sistema alfabético, assim como as letras, entendendo-as como uma unidade de valor sonoro, que pode estar presente não apenas em uma, mas em várias palavras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7680_16102017215334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SANDES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA " "autor_email" => "ana.1997.paula@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35746 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4452 "inscrito_id" => 7680 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR" "resumo" => "O presente artigo é fruto da disciplina alfabetização e letramento ofertada no quinto período do curso de pedagogia pela UFAL Campus do Sertão. O objetivo desse artigo é compreender os desafios do professor alfabetizador na sua prática docente, assim como, os mecanismos e contrapontos que interferem no desenvolvimento de uma prática bem estruturada, objetivando também, compreender as dificuldades da criança no processo de aquisição da leitura e da escrita. A consecução dos dados aqui apresentados se deu qualitativamente por meio de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora de uma escola de rede pública situada em um distrito de água Branca- AL, tal qual, a análise de atividades de duas crianças do 1º ano do ensino fundamental desta mesma instituição. Essa análise buscou compreender o nível de desenvolvimento de crianças de uma mesma faixa etária e ano, os seus saberes e dificuldades. A necessidade em desenvolver essa pesquisa se deu pela falta de atenção para com os docentes e educandos em meio ao processo de alfabetização, sendo assim, esse estudo nos aproxima da realidade das instituições de educação infantil, das perspectivas e contrapontos por elas adotadas ao referir-se à alfabetização. Como resultado, podemos considerar que o processo de aquisição da leitura e da escrita por parte das crianças é uma via de mão dupla, onde o professor sente dificuldade em alfabetizar por estar em uma turma multiseriada, faltando materiais, recursos e formação, o que dificulta vencer e compreender as dificuldades apresentadas pelos seus educandos durante esse processo, e as crianças, continuam a ter dificuldades de associar a leitura ao contexto social, compreender o sistema alfabético, assim como as letras, entendendo-as como uma unidade de valor sonoro, que pode estar presente não apenas em uma, mas em várias palavras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7680_16102017215334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SANDES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA " "autor_email" => "ana.1997.paula@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }